Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Chopinzinho: Evento técnico discute Manejo Integrado de Pragas em lavouras de soja

Agricultura

por Evandro Artuzzi

3a56c18e-01f6-4147-9f29-86c769594f84
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Chopinzinho: Evento técnico discute Manejo Integrado de Pragas em lavouras de soja — Lavoura onde já [e feito o manejo de pragas, na propriedade de Ilseu Pereti. Foto: Evandro Artuzi
Lavoura onde já [e feito o manejo de pragas, na propriedade de Ilseu Pereti. Foto: Evandro Artuzi

Agricultores sócios e não sócios do Sindicato Rural de Chopinzinho participaram na tarde de quarta-feira (27) de um evento técnico sobre MIP (Manejo Integrado de Pragas), promovido pela entidade em parceira com a Emater e Senar. O encontro foi realizado na propriedade do agricultor Ilseu Pereti, na comunidade de Santa Inês, interior do município.

Na ocasião, o instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), engenheiro agrônomo Miguel Ferri, explicou sobre os benefícios do manejo de pragas nas propriedades. Segundo ele, o produtor de soja pode ter maior lucratividade com essa prática. “Manejo de controle de pragas é uma ferramenta que nós utilizamos no controle das pragas na cultura da soja, racionalizando dessa forma o uso de inseticidas e fungicidas na propriedade. Então, basicamente o produtor terá de identificar a praga, monitorar sua presença e escolher a melhor forma de controle dessa praga nas lavouras”, frisou.

O engenheiro agrônomo da Emater/PR, Luiz Pasquali, acompanhou o evento. Conforme ele, a parceria entre Emater, Senar e Sindicato Rural traz grandes benefícios para a agricultura local e microrregional. Pasquali lembra que o produtor de soja precisa, inicialmente, saber diferenciar o que é praga e o que invasor para depois agir. “Onde nós trabalhamos com manejo de pragas nas propriedades, nós reduzimos em cinquenta por cento a aplicação de inseticidas e trinta por cento a aplicação de fungicidas, e pra nossa felicidade aqui em Chopinzinho temos várias propriedades que fazem três anos que nós não aplicamos fungicida, isso através do conhecimento do que é e do que não é praga em soja”, citou.

Publicidade
Publicidade

O agricultor Ilseu Pereti, que cedeu a propriedade para o curso, é um dos produtores que faz o manejo de pragas há três anos. Segundo ele, a redução no custo de produção chega a 50%. “O resultado é bem satisfatório, é bom deixar bem claro que a gente não deixa de aplicar os produtos, apenas faz isso na hora certa, por que não podemos antecipar o produto se não tem doença ainda (…) eu recomendo aos colegas produtores que façam o mesmo, principalmente na aplicação de inseticidas, pois temos eu ter equilíbrio na nossa natureza, se usarmos demais produtos estaremos prejudicando o meio ambiente e consequentemente nos prejudicando”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato Patronal, Tadeu Acorsi, que é também produtor de soja, eventos como esse dessa semana são extramemente benéficos, pois ajudam o produtor aumentar a produtividade e, principalmente, a lucratividade. Segundo ele, outros encontros devem ser realizados no município, um deles, já no início de dezembro. Acorsi ainda lembrou que a micrregião está muito vem servida de profissionais da área para auxiliar e orientar os produtores quanto ao manejo de pragas e aplicação de eventos produtos para seu combate.

Publicidade
Publicidade

Fotos: Evandro Artuzi/Extra FM 

  • [Grupo RBJ de Comunicação] Chopinzinho: Evento técnico discute Manejo Integrado de Pragas em lavouras de soja

  • [Grupo RBJ de Comunicação] Chopinzinho: Evento técnico discute Manejo Integrado de Pragas em lavouras de soja

Publicidade