Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Agricultores se dedicam a coletar sementes de árvores nativas em Abelardo Luz

Aproximadamente 280 quilos foram destinadas a um viveiro para produção de mudas da Mata Atlântica.

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

edilaine-dick-1004-34-1
Foto: Edilaine Dick
Publicidade

Um grupo de 11 agricultores de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, há um ano se dedica a coleta de sementes de espécies nativas. Neste período foram coletados  280 quilos de sementes de 20 espécies da flora local. Com o material, são produzidas mudas para restauração de áreas alteradas, além de utilizá-las em áreas experimentais com a técnica de semeadura direta.

O projeto, apoiado pela Apremavi (ONG que produz mudas nativas da Mata Atlântica) iniciou em abril de 2023, com uma reunião de mobilização no Assentamento José Maria, visitas nas casas dos coletores para mapeamento de matrizes e oficina técnica de capacitação.

A rede de sementes tem apoio dos projetos Conservador das Araucárias e +Floresta, executados pela Apremavi,

Apremavi   incentiva a inserção na atividade e explica que a demanda tem crescido e há dificuldade de encontrar sementes. As espécies com maior dificuldade de serem encontradas são as consideradas nobres, como por exemplo: canelas, ipês (várias cores), pindabuna, pau-óleo, pau-ferro, peroba, caroba, cabriúna, louro-pardo, maiate, entre outras.

Publicidade
Publicidade

As frutíferas também são muito procuradas como: cereja, pitanga, uvaia, jabuticaba, grumixama, cambucá, entre outras. Além dessas, qualquer outra nativa da Mata Atlântica é aceita pela entidade que mantém um  viveiro para produção de mudas.

Conforme a entidade, caso algum coletor se interesse pelo assunto ou já realize a coleta de sementes nativas, pode entrar  em contato pelo telefone (47) 3535.0119 ou 3521.0326 ou pelo email: info@apremavi.org.br.

Publicidade