Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de maio de 2024
Rádios

Produção de maçãs é pauta de encontro realizado em Palmas/PR

Agricultura

por redação

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Produção de maçãs é pauta de encontro realizado em Palmas/PR — 20161123_121206
20161123_121206

Produtores, pesquisadores, técnicos e estudantes das regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sul do Paraná e Oeste de Santa Catarina, participam nesta quarta-feira (23) do I Encontro dos Produtores de Maçã de Palmas, sul do Paraná. As atividades, que iniciaram por volta das 08h, seguem durante todo o dia na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

As palestras são ministradas por especialistas e pesquisadores da área, vinculados a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI); Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO);Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

[Grupo RBJ de Comunicação] Produção de maçãs é pauta de encontro realizado em Palmas/PR — encontromacapalmasConvite
encontromacapalmasConvite

Publicidade
Publicidade

De acordo com o coordenador do evento e da estação do IAPAR de Palmas, Wilson Schvieczrski, o número de participantes superou as expectativas, demonstrando a importância que o setor macieiro tem para a região. Além disso, enfatizou a participação de estudantes de colégios agrícolas, que já iniciam na carreira técnica, agregando conhecimentos em torno de uma cultura já tradicional no município. “O conhecimento que eles adquirem, a troca de experiências, isso engrandece a sua formação desses futuros técnicos agrícolas”, destaca.

Durante a tarde, além das palestras técnicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer o banco de germoplasma com uma coleção de 128 cultivares diferenciadas. “Nós trabalhamos com pesquisa de maçãs e pêras. Nós temos maçãs de todo o mundo aqui na nossa estação. Nosso trabalho é analisar essas espécies para o desenvolvimento de novas variedades, trabalho esse que demanda de tempo”, explica o pesquisador, ilustrando que para o lançamento de uma nova espécie de maçã pode-se levar de 12 a 16 anos de pesquisas. Ouça:

Schvieczrski também destaca parcerias entre o IAPAR e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) através de pesquisas, juntamente com acadêmicos de diversos cursos da instituição. “Como órgão público, nós atuamos também como disseminadores de conhecimento e devemos investir nessas parcerias, inclusive convidamos às instituições do município a nos visitar, pois podemos desenvolver uma série de trabalhos, visando a formação de novos profissionais na área agrícola”, incentiva o pesquisador.

Publicidade
Publicidade

Palmas é o maior produtor de maçãs do estado do Paraná com lavouras implantadas em aproximadamente 400 hectares e produção média anual de 13 mil toneladas das principais variedades como Eva, Gala e Fuji e seus clones.

Publicidade