Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Poder público municipal e IDR discutem melhorias para a gestão da antiga Codapar de Palmas

Redução nas tarifas de armazenagem e concessão de parte da unidade estiveram em debate na última semana.

Agricultura

por Guilherme Zimermann

WhatsApp Image 2023-10-09 at 13.38.48
Publicidade

Uma reunião realizada na última semana, entre poder público municipal e diretoria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), discutiu alternativas para melhorias na oferta de serviços pela unidade da antiga Codapar de Palmas.

De acordo com o presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza, estiveram na pauta propostas de concessão da unidade com participação da prefeitura e reduções nas tarifas pagas pelos produtores para armazenagem no local.

Ressaltou que o destino da unidade armazenadora de Palmas é uma preocupação recorrente do Instituto, visto que o assunto já tema de diversas reuniões. Segundo Souza, o objetivo é realmente colocar a unidade a serviço de um projeto de desenvolvimento local e de inclusão socioeconômica, beneficiando os atuais produtores de maçã e fomentando a entrada de novos produtores na fruticultura.

Estipulando metas de curto e médio prazo, o presidente do IDR considerou que a pauta inicial, de melhorias nas tarifas para os produtores foi atendida, dadas as condições legais que o instituto ganhou, a partir da fusão do IAPAR, Emater e Codapar.

Publicidade
Publicidade

A médio prazo, aponta que estão na mesa de discussões, opções de concessão da unidade, com aporte financeiro da prefeitura e destinação de alguns espaços para a agricultura familiar.

Durante a reunião, o poder público local apresentou uma ideia da transformação da unidade armazenadora em um porto seco, proposta considerada inviável pela presidência do IDR, dados os exemplos do porto seco da antiga Codapar, instalado em Cascavel, e também de um projeto idealizado para Santo Antônio do Sudoeste, também considerado inviável. Ouça no player abaixo:

O gerente de infraestrutura e logística do IDR, Francisco Carlos Alves, detalhou a proposta de redução das tarifas de armazenagem, que devem ser implementadas já na safra 2024. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade