Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Criação de nova vara judicial marca aniversário de 127 anos da Comarca de Palmas

Aniversário da Comarca foi celebrado nesta segunda-feira, 18 de dezembro.

Justiça

por Guilherme Zimermann

forum-palmas-scaled-1-1920×1272
Publicidade

Completando 127 anos de criação, a Comarca de Palmas comemora a ampliação de sua estrutura, com a instalação de uma nova vara judicial. O Tribunal de Justiça promoverá um evento para marcar a ampliação da sua estrutura na Comarca.

O aniversário da Comarca de Palmas foi celebrado nesta segunda-feira, 18 de dezembro. No trabalho “Componentes Históricos e Jurídicos Relevantes para a Criação da Comarca de Palmas”, as advogadas Candida Leopoldino e Carla Waldow Esquivel, levantaram motivações históricas e jurídicas que culminaram com a criação da Comarca de Palmas em 1896.

No entanto, Palmas já havia sido elevada à sede de Comarca em 1880, através da Lei Provincial 586, de 16 de abril de 1880. Porém, por razões políticas, dois anos depois, a lei foi revogada suprimindo a Comarca palmense.

Em 1890, uma nova Lei restabeleceu, pelo menos no papel, a Comarca de Palmas, a 8ª do Paraná. Entretanto, os serviços judiciários passaram a ser efetivamente ofertados a partir de dezembro de 1896, quando a então Vila de Palmas foi elevada à cidade.

Publicidade
Publicidade

Agora, 127 depois, o Judiciário palmense novamente recebe boas notícias, com a criação de uma nova vara. A proposta foi aprovada neste mês pelo Tribunal de Justiça e pela Assembleia Legislativa.

Deputados aprovam nova Vara Judicial para Comarca de Palmas

Para marcar o momento, será realizada uma comemoração nesta quinta-feira (21), a partir das 11h, no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Palmas. A cerimônia deverá contar com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Governador do Estado, Ratinho Júnior, deputados e autoridades da região.

 

Publicidade