Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Começou a Campanha de combate a Febre Aftosa

Agricultura

por redação

Publicidade

Começou na quinta feira(30)de abril a primeira etapa da Campanha de vacinação contra Febre Aftosa, os pecuaristas parananenses devem vacinar o rebanho bovino com até 24 meses de idade. Em todo o Paraná, mais de quatro milhões de cabeças de gado e búfalos devem ser imunizadas segundo o Secretario de Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara.

 

De acordo com Ortigara, cerca de 4 milhões de cabeças de gado e de búfalos com até 24 meses de idade serão vacinados. Com isso, não será necessária uma segunda etapa da campanha, no mês de novembro, já que os animais mais velhos já foram imunizados. “Estamos há três anos sem a circulação do vírus na América e já faz mais de dez anos que não há foco de aftosa no Paraná, por isso achamos que chegou o momento de buscar este novo status de sanidade animal”, declarou o secretário.

[Grupo RBJ de Comunicação] Começou a Campanha de combate a Febre Aftosa — gado
gado
O Paraná é o segundo estado brasileiro erradicado, atrás apenas de Santa Catarina, caso obtenha o reconhecimento, o comércio de carne bovina paranaense pode abrir novos mercados. Atualmente, apenas Santa Catarina detém o status sanitário de área livre sem vacina no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Grande parte dos requisitos necessários para o reconhecimento o estado já cumpriu, esta faltando apenas a reestruturação física de postos de fiscalização nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul e a nomeação dos novos servidores da Adapar.

 

Publicidade