Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Projeto do Complexo Eólico Palmas II será apresentado hoje(01)

EconomiaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

EOLICAS-NOS-CAMPOS-DE-PALMAS
Publicidade

Será realizada hoje(01) às 19h00, no Centro Cultural Dom Agostinho,  a Audiência Pública do Complexo Eólico Palmas II a ser construído na região do Horizonte, no município de Palmas, sul do Paraná. O ato tem por objetivo esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

A Audiência, convocada pelo Instituto Ambiental do Paraná(IAP),  é procedimento essencial para a concessão da Licença Prévia(LP). Na ocasião também será feita a apresentação dos projetos da Linha de Transmissão da energia até a subestação da Copel.

Ao conceder a Licença Prévia(LP), o IAP estará aprovando a localização e tecnologia do empreendimento. Posteriormente, cumpridos todos os requisitos, é concedida a Licença de Instalação, que autoriza o início das obras, e somente quando concluídas, receberão pelo mesmo órgão a autorização para entrar em funcionamento as torres.  Para ele após a audiência, o IAP poderá decidir sobre a Licença Prévia(LP) em alguns meses e com a perspectiva de licença de obras para o início do ano que vem.

[Grupo RBJ de Comunicação] Projeto do Complexo Eólico Palmas II será apresentado hoje(01)

Conforme Pedro Dias, da Cia Ambiental que fará a explanação na noite desta quinta-feira,  o IAP autoriza a manifestação das autoridades e empreendedores, mas preferencialmente a apresentação do EIA/RIMA com os impactos e medidas ambientais. Após a explanação, abre-se  para perguntas, criticas, sugestões por parte da população e que estes materiais integrarão o processo de licenciamento ambiental do projeto.

Publicidade
Publicidade

O Diretor da Vento Sul Energia, Ivan Gillioli, destacou ao RBJ que as empresas parcerias estão cumprindo toda a parte legal e trabalhando forte em torno de projeto energético. Avaliou que há um ambiente e diversos fatores favoráveis à implantação do Complexo, tais como, a perspectiva de retomada do crescimento econômico do país,  disposição de empresários nacionais e internacionais em investir na geração de energia. Ponderou, entretanto, que para isso se tornar concreto é necessário que o governo brasileiro favoreça o setor com juros e condições atrativas para a tomada de empréstimos. Antecipou que a Copel já sinalizou ampliações da capacidade da subestação de Palmas para receber os 200 megawatts que serão gerados pelo novo complexo.

O Gestor do Grupo de proprietários das áreas que receberão os investimentos, Rodrigo Kepen, salientou que o novo complexo  trará um grande incremento financeiro  e uma grande movimentação no comércio, geração de emprego e renda local. “Chegou o momento da população conhecer todo o projeto participando da audiência no dia primeiro do próximo mês”, disse ele.

O empreendimento, com investimento superior a R$1,2 bilhões, é pertencente a Enerbios – Energias Sustentáveis tendo como associadas a Vento Sul Energia, Cia Ambiental,  e a  empresa de tecnologia alemã Inno Vent Wind Energy Wordwild.

A produção dos parques Campo Alegre, Pederneiras, Santa Cruz, Santa Maria, São Francisco, Taipinha e Tradição será conectada à subestação de Palmas, através de linha de transmissão de 28 quilômetros, com parte do traçado  previsto para faixa de domínio da PRC-280.

Publicidade
Publicidade
Publicidade