Operação fecha 21 madeireiras na região
Foram visitadas 52 empresas nos municípios de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna e São Mateus do Sul.
Meio Ambiente
Vinte e uma madeireiras instaladas na região Sul do Paraná tiveram atividades canceladas por irregularidades. A ação envolveu a Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, Instituto Água e Terra (IAT) e o 27º Batalhão da Polícia Militar. Na segunda fase da Operação Madeireira foram visitadas 52 empresas nos municípios de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna e São Mateus do Sul.
A fiscalização ocorreu a partir denúncias pelo Ministério Público Estadual. Durante a operação foram verificdas a integridade dos dados na Fazenda Pública, a origem e a regularidade da matéria-prima, recolhimento do ICMS e licenças ambientais. Foram emitidas dez notificações por irregularidades ambientais e 9 metros cúbicos de madeira de araucária apreendidos sem ter a devida documentação legal.
Conforme o Delegado da Receita Estadual, Altair Batista de Souza, há um volume significativo de empresas que não existem no endereço informado. Para estas estão sendo aplicadas multas e bloqueio de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE).
Conforme apurado, as empresas emitem notas falsas prejudicando a sociedade pela sonegação de impostos e ocultação
da real origem das mercadorias, podendo caracterizar diversos ilícitos penais, como roubo, furto, lavagem de ativos.