Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de maio de 2024
Rádios

Operação fecha 21 madeireiras na região

Foram visitadas 52 empresas nos municípios de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna e São Mateus do Sul.

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Foto: SEFA
Foto: SEFA
Publicidade

Vinte e uma madeireiras instaladas na região Sul do Paraná tiveram atividades canceladas por irregularidades. A ação envolveu a Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, Instituto Água e Terra (IAT) e o 27º Batalhão da Polícia Militar. Na segunda fase da Operação Madeireira foram visitadas 52 empresas nos municípios de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna e São Mateus do Sul.

A fiscalização ocorreu a partir denúncias pelo Ministério Público Estadual. Durante a operação foram verificdas a integridade dos dados na Fazenda Pública, a origem e a regularidade da matéria-prima, recolhimento do ICMS e licenças ambientais. Foram emitidas dez notificações por irregularidades ambientais e 9 metros cúbicos de madeira de araucária apreendidos sem ter a devida documentação legal.

Conforme o Delegado da Receita Estadual, Altair Batista de Souza, há um volume significativo de empresas que não existem no endereço informado. Para estas estão sendo aplicadas multas e bloqueio de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE).

Conforme apurado, as empresas emitem notas falsas prejudicando a sociedade pela sonegação de impostos e ocultação
da real origem das mercadorias, podendo caracterizar diversos ilícitos penais, como roubo, furto, lavagem de ativos.

Publicidade