Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Núcleo de Estética se mobiliza hoje na Unipar

Geral

por redação

Publicidade

Em várias cidades do Brasil estão sendo organizados encontros a serem realizados nesta segunda-feira, dia 8, em prol da regulamentação dos profissionais de estética. Em Francisco Beltrão, o Núcleo de Estética e Saúde Complementar (Nesc) da Associação Empresarial (Acefb) realiza em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) – câmpus beltronense, uma palestra com o tema “Esteticista: profissão, desafio e superação”. O encontro acontece às 19h na sala máster da universidade.

O ponto principal será o debate em torno da regulamentação da profissão e a criação de um conselho federal. “Queremos chamar a atenção da sociedade em geral e principalmente das autoridades políticas quanto à regulamentação de nossa profissão. Ela é reconhecida pelo MEC, mas falta regulamentar”, diz a esteticista e nucleada Thuane Téo. Ela reforça ainda que foram enviados ofícios aos deputados Wilmar Reichembach (estadual pelo PSC) e Assis do Couto (federal pelo PT), convidando-os para o encontro na Unipar. “Há muitas pessoas trabalhando na função, mas que não tem formação acadêmica. Isso nós também queremos alertar.”

Condução do encontro

A palestra será conduzida pela coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar/Beltrão, Luana Tedesco. Devem participar alunas egressas da universidade a fim de despertar o interesse delas nesta luta pela regulamentação.

Publicidade
Publicidade

Conforme Luana, os profissionais de estética vêm se organizando como uma classe trabalhadora consciente das responsabilidades e dos limites da sua atuação. “A Unipar foi pioneira no Paraná em ofertar o curso de Estética e Cosmética em 2003, inicialmente em Umuarama e nos anos seguintes em Cascavel, Toledo, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cianorte e Guaíra.

Apesar disso, mais de 15 projetos de lei foram arquivados sem que se conseguisse a regulamentação da profissão”, lamenta Luana. “Atualmente tramita na Câmara Federal três projetos de lei. Esse mutirão pela regulamentação cresce nas redes sociais com o objetivo de engajar os profissionais da saúde estética em todo o Brasil”, acrescenta a coordenadora.

Publicidade