Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Unidade do Exército de Palmas atuará em apoio a atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Veículos e efetivo da 15ª Companhia foram deslocados ao Rio Grande para suporte aos afetados.

ClimaSegurança

por Guilherme Zimermann

15cia
Publicidade

A 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, unidade do Exército em Palmas, Sul do Paraná, irá atuar no apoio aos atingidos pelas fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul.

No final da noite desta quarta-feira (1º), um comboio com cinco caminhões carregados com equipamentos e suprimentos, se deslocou em direção ao Estado Riograndense para suporte aos afetados. Dentre os trabalhos da unidade de engenharia, estão as construções de pontes e vias de acesso provisórias, além do apoio humanitário às famílias desabrigadas.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (1º). O decreto destaca que o Estado é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade. Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas. Acrescenta que poderá ser encaminhada solicitação semelhante por municípios, que serão avaliadas e homologadas pelo Estado.

Segundo o portal de notícias G1, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o temporal que atinge a região “será o maior desastre do estado”. A manifestação foi feita durante entrevista coletiva na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre. Até às 09h30 desta quinta-feira (2), os temporais deixaram 11 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou haver 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.

Publicidade
Publicidade

Uma 11ª vítima, uma adolescente de 17 anos, teve o corpo localizado pela Polícia Civil após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do RS. A morte ainda não consta no balanço da Defesa Civil.

Ao todo, foram registrados problemas em 107 municípios, afetando 19.110 pessoas. A previsão do tempo alerta para risco de chuva por, pelo menos, mais 36 horas no Estado.

*Vídeo: Divulgação/15ª Companhia

Publicidade