Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Formatura da X Escola Catequética Diocesana com 90 conluintes

Religião

por redação

Publicidade

 

[Grupo RBJ de Comunicação] Formatura da X Escola Catequética Diocesana com 90 conluintes — 2
2
Após dois anos de estudos, nos dias 19 e 20 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, aconteceu a última etapa da X Escola Catequética Diocesana, sob a assessoria do Pe. Emerson Detoni (CDAE) e a coordenação de Débora Regina Pupo (Coordenadora Diocesana de Catequese), com o auxílio de uma grande equipe. Na dinâmica do trabalho, a Escola Catequética destacou os eixos: Bíblico, litúrgico, teológico e metodológico e também teve a participação dos catequistas da catequese para adultos.

No domingo, após celebração da santa Missa, presidida pelo Pe. Emerson Detoni, concelebrada pelo Pe. Deoclézio Wigineski (Pároco da Paróquia Santo Antonio – Dois Vizinhos) e Frei Edson Marcos Minski (Pároco da Paróquia Santa Terezinha e Santo Agostinho, de Ampere), ocorreu a entrega dos certificados aos 90 concluintes.

Na homilia, Pe. Emerson disse que a Escola Catequética propiciou, aos catequistas, a experiência de coração, de amizade, de conhecimentos afetivos e que, através dos eixos, foi rica em conhecimentos e ações.  “Que a alegria esteja estampada no rosto de cada catequista, fazendo uma catequese da acolhida, da misericórdia, fazer com que os catequizandos experimentem o amor de Deus”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Depoimentos

 Alice Rech Frigotto (Paróquia Santo Antonio – Dois Vizinhos) – “A Escola Catequética foi muito importante na continuidade da formação dos catequistas, da importância da oração, da concentração. Agora tenho um aprendizado aprofundado sobre liturgia, bíblia, leitura orante. No eixo metodológico, fomos desafiados a cada encontro e nos surpreendemos com o resultado”.

Altair Guindani (Concatedral Nossa Senhora da Glória – Francisco Beltrão) – “A Escola
Catequética foi uma nova experiência em nossa vida. Minha aprendizagem foi na catequese para adultos. Depois de trabalhar com crianças agora temos essa nova experiência e com a preparação aumentou nosso conhecimento para levarmos aqueles que estão iniciando sua vida cristã”.

Publicidade
Publicidade

Conceição Gregorine (Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco) – “A Escola foi importante para meu crescimento pessoal, espiritual, como serva de Deus com o trabalho na comunidade. Agora terei mais condições de trabalho e mais coragem, discernimento e compromisso do que for fazer. A Escola Catequética foi maravilhosa”.

 Jussara Carminatti (Concatedral Nossa Senhora da Glória – Francisco Beltrão) – Eu fiz o eixo
bíblico. Foi um momento de grande aprendizado participar da Escola Catequética oferecida pela Diocese. Estou muito grata à Concatadral por proporcionar este estudo para meu crescimento como catequista. Vou passar aos meus catequizandos o que aprendi aqui e quero continuar a formação participando de outro eixo”.

 Maria Miotto – Paróquia São Roque – Coronel Vivida – “Para mim, a Escola Catequética foi uma importante experiência, fortalecendo meu trabalho como catequista na Paróquia. Estou muito animada para colocar em prática tudo o que aprendi. A Escola proporcionou importantes momentos”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Formatura da X Escola Catequética Diocesana com 90 conluintes — 102
102

Publicidade
Publicidade

Agradecimento – Catequistas participantes da Escola Catequética – “Quando aceitamos o convite para participar da Escola Catequética, foi com o coração repleto de esperança de encontrar, aqui, respostas para muitas de nossas dúvidas e de receber subsídios para a ação catequética que desenvolvemos em nossas comunidades. Porém, durante a realização das “etapas”, surpreendentemente, recebemos mais, muito mais que isso. Fomos agraciados com momentos de Celebração Eucarística, de proximidade com a Santíssima Trindade e com nossa Mãe Maria. Vivenciamos com profunda emoção a alegria de nossa fé. Aprendemos um pouco do que é o ser e o agir da Igreja e fomos convidados a assumir nosso papel de discípulos missionários. Agradecemos a Equipe de Coordenação da X Escola Catequética: Pe Emerson, Débora, Janete, Ivanir, Soely, Jeferson, Moire, Bernadete, Josseli, Angela e Juventina. Queremos que saibam que, ao participarem destes momentos em nossas vidas, deixaram, em cada um, uma porção de si e levaram um pouco de cada um de nós. Descemos hoje do “Monte” e nos colocamos a caminhar como discípulos missionários, de mãos dadas com Maria e com a certeza de que Jesus, nosso guia, segue à nossa frente. A todos vocês, nosso muito obrigado! Com carinho”.

 

 

Publicidade