Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Dep. Leandre critica proposta de fusão da Agricultura com Meio Ambiente

AgriculturaGeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

leandre
Publicidade

A líder do Partido Verde(PV) na Câmara dos Deputados, Leandre Dal Ponte, reagiu à informação de que a equipe do próximo governo desenha a fusão dos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a pasta do Meio Ambiente. Para a parlamentar paranaense do Sudoeste do Paraná, reeleita em outubro, caso se confirme,  trará problemas tanto para a gestão ambiental quanto para o agronegócio.

[Grupo RBJ de Comunicação] Dep. Leandre critica proposta de fusão da Agricultura com Meio Ambiente — Foto: Ivan Cezar Fochzato/RBJ
Foto: Ivan Cezar Fochzato/RBJ

Considerou que o Brasil com diversos biomas, maior biodiversidade do planeta, enormes reservas de água; Amazônia, responsável pelo equilíbrio climático global,  é  um dos principais exportadores de produtos agropecuários, setor responsável por grande parte dos resultados da balança comercial.

Para ela,  cabe ao Ministério do Meio Ambiente a condução da política nacional do meio ambiente e recursos hídricos, gestão das florestas, dos recursos naturais, dos zoneamentos ecológicos e dos biomas. Além disso, executa políticas para garantir a qualidade do ar nas cidades, o planejamento urbano, a gestão dos resíduos sólidos, até a questão dos catadores de lixo.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a preocupação deve ser com aspectos mercadológicos, tecnológicos, científicos e organizacionais do setor produtivo. “É lá que se trata das questões da armazenagem, transporte de safras e da política econômica e financeira do setor”, disse ela.

Publicidade
Publicidade

Defendeu que questão do meio ambiente, sob a perspectiva do agronegócio, é apenas uma entre outras ações estratégicas necessárias para o avanço brasileiro em termos de exportação da produção nacional.  “A situação nos mostra que estamos diante de complexa questão de arranjo institucional e de governança”, avaliou

A parlamentar apontou a inviabilidade de se misturar a temática horizontal –meio ambiente com a agricultura que é um tema vertical. Exemplificou dizendo que Paraná, 45% dos municípios não possuem aterros sanitários. “Como esperar que um ministério com o papel de tratar do agronegócio, assunto tão importante para a balança comercial do Brasil, dê atenção para a questão do lixo?

Diante da complexidade, conclamou que junto com seu partido todos aqueles que se preocupam com o Brasil e  com as futuras gerações manifestem-se contra esta fusão, pela incongruência de papéis. “ Por isso, pedimos que a proposta de ação do futuro governo seja reconsiderada”, disse ela.

Publicidade