Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Consultoria do Cidade Amiga do Idoso capacita gestores municipais

Geral

por Evandro Artuzzi

Cidade Amiga do Idoso Dra Karla
Publicidade

Representantes de 13 municípios da região Sudoeste participaram, nos últimos dias, de uma consultoria sobre o programa Cidade Amiga do Idoso com a representante da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Karla Lisboa. Ela fez uma avaliação do trabalho realizado e deu orientação aos gestores dos municípios que almejam o certificado de “Cidade Amiga do Idoso” pela OMS (Organização Mundial da Saúde). As reuniões aconteceram na sede da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

No ano passado, o município de Pato Branco foi o primeiro do Paraná — terceiro do Brasil — a conquistar a certificação internacional. Foi a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) quem desafiou a sociedade civil organizada e o poder público a preparar o município e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento e buscar a certificação.

Segundo Leandre, depois da conquista de Pato Branco, outros municípios do Paraná buscaram informações sobre o programa Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, da Organização Mundial da Saúde. Então, a assessora de projetos, Jovelina Chaves, tem ido aos municípios para apresentar o programa e explicar o processo de certificação.

De acordo com Jovelina, a vinda da representante da OPAS foi importantíssima para os municípios que poderão iniciar o processo de certificação no futuro. “Todos os municípios que participaram da consultoria tem um grande potencial para, futuramente, buscar a certificação de Cidade Amiga do Idoso”, reforçou a assessora parlamentar.

Publicidade
Publicidade

Para a representante da OPAS, Karla Lisboa, os municípios estão bem preparados, organizados, e alguns com a organização das informações necessárias para iniciar o projeto bem adiantada.

Participaram das reuniões secretários de saúde, de assistência social, representantes de clubes de serviço (Rotary e Lions), e representantes dos conselhos municipais da pessoa idosa de Santa Tereza d´Oeste (no dia 10), Realeza, Renascença, Bom Sucesso do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Bela Vista Caroba, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Saudade do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Sulina, Itapejara d´Oeste, Pato Branco e Coronel Vivida.

EBAPI 

Karla também aproveitou o encontro com os gestores municipais, principalmente os que trabalham diretamente com a assistência social, para falar sobre o EBAPI (Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa), um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e que dialoga com os objetivos da Organização Mundial da Saúde, que é amenizar os impactos decorrentes do envelhecimento da população.

Publicidade
Publicidade

Fonte: Assessoria 

Publicidade