Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Com utilização de simulador, alunos sentem na pele as limitações de uma pessoa com 60 anos

Educação e Cultura

por Francione Pruch

Publicidade

A cada ano o número de idosos aumenta no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país, chegando a 66 milhões, o que representaria 29,3 % da população. Com esse crescimento, aquece o mercado de saúde e movimenta profissões como a do cuidador de idoso.

No Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Francisco Beltrão, os alunos que integram o curso de cuidador de idoso contam com uma ferramenta que faz sentir na pele as limitações de quem está na terceira idade. É o Simulador Avançado de Efeitos de Velhice.

Para a instrutora Vanessa Pietrobon de Marco, os alunos aprendem a entendem as limitações. “Eles aprendem as limitações, a ter mais paciência frente aos cuidados que o idoso deve ter, a disponibilidade e lentidão do caminhar, alimentação”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Com utilização de simulador, alunos sentem na pele as limitações de uma pessoa com 60 anos — Alunos utilizando o simulador / Foto: Francione Pruch
Alunos utilizando o simulador / Foto: Francione Pruch

O equipamento é importado e consiste numa série de faixas redutoras de movimentos, óculos para limitação da visão e peso que simulam as limitações sofridas pelo corpo no decorrer dos anos.

Publicidade
Publicidade

A estudante Marta usou o equipamento e conta a sensação de ter mais de 60 anos. “A sensação é muito limitada tanto nas articulações, quanto na movimentação, na visão. A locomoção é muito difícil, o peso das pernas, braços”.

O simulador é de uso compartilhado entre as unidades do Senac e ficará em Francisco Beltrão por duas semanas. Segundo a coordenadora dos cursos de saúde da Senac, Luciani Demari o trabalho faz parte do cronograma do curso. “Ele é itinerante, vai para várias unidades e nas próximas duas semanas ficará aqui. Ele vai ampliar a visão do nosso aluno do momento que ele cuidar de uma pessoa idosa. A importância é vivenciar”.

Além do curso de cuidador de idoso, o simulador é utilizado para o curso de Balconista para farmácia e Técnico em enfermagem.

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade