Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

IFPR de Coronel Vivida agora é campus independente

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (8) pelo Ministério da Educação

Educação e Cultura

por Edson Zuconelli

DJI_0497-1536×1152
Foto: Assessoria IFPR Coronel Vivida.
Publicidade

Nesta quarta-feira (8), o Ministério da Educação publicou uma portaria informando que o Instituto Federal do Paraná, campus de Coronel Vivida, deixa de ser um campus avançado e, agora, é campus independente. A notícia foi confirmada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), que trabalhou pela causa da instituição. O campus, que antes era dependente do IFPR de Palmas, agora é emancipado e receberá mais recursos para investir na educação.

Titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, explicou que a mudança de tipologia para campus independente será um impulso para a educação do Sudoeste do Paraná. “Essa novidade é resultado do nosso trabalho em Brasília, mas também do compromisso do governo do Presidente Lula, que colocou a educação como a grande prioridade do nosso país”, afirmou.

[Grupo RBJ de Comunicação] IFPR de Coronel Vivida agora é campus independente — Foto: Assessoria Deputado Zeca Dirceu.
Foto: Assessoria Deputado Zeca Dirceu.

De acordo com a vereadora do município, Tássia Castelli (PT), a mudança de tipologia é um desejo antigo da comunidade acadêmica e uma luta que ela encampou desde o início de seu mandato. “Protocolamos, juntamente com o deputado Zeca, o pedido formal, solicitando ao governo federal essa transformação. Hoje, juntamente com o governo Lula, o pedido foi atendido. Isso é muito promissor para Coronel Vivida e para a nossa região. Gratidão ao governo federal, ao Presidente Lula, ao nosso deputado federal, Zeca Dirceu, por contribuírem e somarem nessa luta da nossa gente”, comemorou.

O diretor do Campus, Paulo Fortes, explicou que esta data é histórica para a instituição. “Agradecemos a todos os envolvidos e a todas as lideranças municipais e regionais, como a Tássia Casteli e o deputado federal Zeca Dirceu, que acreditaram no trabalho desenvolvido no campus”, disse. O diretor também afirmou que a equipe do IFPR sempre trabalhou e se dedicou ao desenvolvimento regional, e que, agora, a instituição irá buscar mais vagas para atender a região. “O trabalho deve continuar sendo conjunto dentro da comunidade e com as lideranças para superar mais desafios”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Zeca Dirceu, por várias vezes, reuniu-se com o ministro da Educação, Camilo Santana e solicitou a emancipação do campus do IFPR de Coronel Vivida, assim como de outros campi avançados do Paraná. O deputado também esteve com Getúlio Marques Ferreira, então secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e nos encontros foi sugerida a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná, assim como a emancipação do IFPR de município. “O Ministério da Educação atendeu nossa solicitação e, além de emancipar este campus importante, também já anunciou a criação de novos IFs pelo estado. Tenho plena certeza de que logo teremos novas boas notícias”, comemorou o deputado.

(Fonte: Assessoria Zeca Dirceu).

Publicidade