Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Administração municipal de Chopinzinho lança programa para auxiliar produtores de leite

Denominado de "Pró-leite", o programa vai atender quem produz até seis mil litros mensais.

Agricultura

por Evandro Artuzzi

7b8e95f8-7c90-4664-a51a-2f9a0211bf50
Foto: Evandro Artuzi/Extra FM
Publicidade

Com objetivo de auxiliar os produtores de leite do município, a administração municipal de Chopinzinho lançou nesta terça-feira (15) o programa “Pró-leite”. A iniciativa tem por objetivo auxiliar produtores com produção mensal de até seis mil litros de leite. Conforme o coordenador do programa de desenvolvimento rural da Secretaria Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Vanderlei Crestani a administração vai disponibilizar a cada produtor cerca de R$ 4 mil para investimentos na propriedade, com objetivo de melhorar a produção de pastagens e, conseqüentemente, a ampliação da produção.

Em entrevista à Extra FM, Crestani adiantou que estão sendo disponibilizados pela municipalidade mais de R$ 300 mil para o setor, como forma de minimizar os impactos causados pela estiagem e outros problemas que assolam a produção de leite no município. A estimativa é beneficiar cerca de 80 produtores nesse primeiro momento. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para fazer o cadastro, sendo necessária apresentação das notas fiscais dos últimos meses que comprovem a produção exigida.

Crestani lembrou que Chopinzinho ocupou o posto de maior produtor de leite do Sudoeste nos anos 2000, com mais de mil produtores e atualmente está com a metade em atividade, ficando com a segunda colocação regional, atrás de Francisco Beltrão. Segundo ele, o apoio da administração, através do prefeito Edson Cenci (Neco) é de fundamental importância nesse momento para que os produtores não abandonem a atividade, pois ela é uma das grandes responsáveis pela economia local. É através da produção que gira na cidade o dinheiro do famoso “cheque do leite” como se comenta, disse.

Para desenvolver o projeto, a prefeito tem como grande aliada a cooperativa Cresol Liderança, por meio da agência local, que vai financiar a análise de solo das propriedades em que os produtores se enquadrarem. O lançamento oficial do programa foi no mini auditório da prefeitura reunindo, além do prefeito e vice, secretários municipais, vereadores, engenheiros agrônomos e técnicos da Secretaria de Agricultura e do IDR/PR, antiga Emater, dirigentes de entidades ligadas ao setor produtivo, bem como representantes de laticínios de Chopinzinho e microrregião, que absorvem a produção local.

Publicidade
Publicidade

 

 

Publicidade