Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Adapar alerta produtores de Palmas sobre campanha de atualização de rebanhos

A 15 dias do fim da campanha, metade das propriedades ainda não passaram pela atualização.

Agricultura

por Guilherme Zimermann

DSC04528
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

Nos últimos dias da campanha de atualização de rebanhos, os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares ainda apresentam baixos percentuais de cadastramento junto à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).

A fiscal de defesa agropecuária, Bruna Amates Ribas, em entrevista à Rádio Club, lembra que a campanha termina no dia 30 e após esse prazo, terão inicio as fiscalizações de propriedades não atualizadas. Ouça no player abaixo:

Ela informa que, até esta quinta-feira (15), apenas metade das propriedades de Palmas e Coronel havia passado pelo cadastramento. Com a certificação do Paraná como de área livre de febre aftosa sem vacinação, a estratégia da vacinação foi substituída pela atualização do rebanho. Uma vez por ano os produtores devem declarar a quantidade de animais na propriedade.

Publicidade
Publicidade

A atualização é exigida para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda). Os produtores podem fazer de forma online pelo site da Adapar, em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras ou por meio do aplicativo Paraná Agro.

 

Publicidade