Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Uso correto do ar condicionado diminui consumo de energia

Geral

por Juliana Raddi

chamada01
(Imagem Ilustrativa)
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Uso correto do ar condicionado diminui consumo de energia — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

 

Prestar atenção em alguns detalhes faz toda diferença para não ter surpresas com a tarifa de energia elétrica no final do mês. A onda de calor nesse início de ano está provocando o aumento do consumo de energia no Paraná. O principal vilão da tarifa é o ar condicionado, já que o uso durante 8 horas diariamente, pode gerar um consumo de 324 kWh, um custo de R$ 250,00 a mais na conta de luz.

Segundo o Gerente de Inovação da Copel Gustavo Klinguelfus, existem dicas para a compra de aparelhos que ajudam na redução do consumo de energia, “orientamos os consumidores para na hora da compra, procurar sempre o ar condicionado com tecnologia inverter, que é uma tecnologia mais econômica em relação a convencional. E dentre eles, os mais eficientes dessa categoria que são aqueles retentores do Selo Procel ou etiqueta ‘A’ do Inmetro”.

Algumas dicas sobre as formas de uso também ajudam na economia de energia, como: utilizar o ar condicionado com as portas e janelas fechadas; sempre manter o equipamento em boas condições de uso (com os filtros limpos de acordo com as orientações do fabricante), muito importante para manter o correto funcionamento do equipamento.

Publicidade
Publicidade

Dicas para evitar surpresas na fatura mensal

[Grupo RBJ de Comunicação] Uso correto do ar condicionado diminui consumo de energia — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

Geladeira: Cada vez que ela é aberta o ar quente entra acionando o motor para restabelecer a temperatura interna. É importante evitar abri-la com frequência e checar as borrachas de vedação.

Lâmpadas: acionar lâmpadas apenas quando a eliminação natural for insuficiente e preferiu as fluorescentes compactas e led com Selo Procel

Instalação elétrica: deve ter uma fiação adequada para cada unidade consumidora evitando sobrecarga que gerem aquecimentos. Fios desencapados ou emendas mal feitas também provocam perda de energia em forma de calor.

Publicidade
Publicidade

Outra dica é para identificar as chamadas fugas de corrente: desligue todas as luzes, retire os aparelhos das tomadas e verifique também o medidor de energia, se ele continuar se movendo é importante chamar um eletricista.

Publicidade