Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Unidades de Conservação terão novos conselhos consultivos

Meio Ambiente

por redação

Publicidade

As duas Unidades de Conservação Federais –UCs  nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, terão novos Conselhos Consultivos. As composições formadas por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil, são canais de diálogo entre a sociedade e a gestão das unidades ambientais.

Conforme o ICMBio, escritório de Palmas, Sul do Paraná, os processos de modificação dos Conselhos do Parque Nacional das Araucárias e da Estação Ecológica Mata Preta já estão abertas e as instituições integrantes devem manifestar a intenção pela continuidade ou desligamento. Por outro lado, as demais instituições da sociedade civil, governamentais, representantes comunitários, dos proprietários de imóveis inseridos na UC interessados podem manifestar interesse de integração até o próximo dia  13 de abril de 2015,
CONTATOS
Conselho do Parque: Juliano Rodrigues Oliveira (ICMBio) juliano.oliveira@icmbio.gov.br (46-3262-5099) ou Marcos Alexandre Danieli (Apremavi) marcos@apremavi.org.br (49-8834-8397).
Conselho da ESEC: Antonio de Almeida Correia Junior (ICMBio) esec.matapreta@icmbio.gov.br (46-3262-5099) ou Marcos Alexandre Danieli (Apremavi) marcos@apremavi.org.br (49-8834-8397).
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Caixa Postal 127, CEP 85.555-000, Palmas – PR.

UNIDADES

[Grupo RBJ de Comunicação] Unidades de Conservação terão novos conselhos consultivos — Foto: Marcos Danieli
Foto: Marcos Danieli

Parque Nacional das Araucárias
Situado nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, a UC abrange uma área de 12.841 hectares. Seu objetivo é a preservação de fragmentos de Floresta com Araucárias e toda a biodiversidade associada, bem como de seus recursos hídricos (parte da Bacia do Rio Chapecó). Além disso garantir espaço para o desenvolvimento de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, turismo ecológico e o contato direto com a natureza.

Publicidade
Publicidade

Estação Ecológica Mata Preta
A UC em Abelardo Luz tem uma área de aproximadamente 6.563 hectares, igualmente visa a preservação dos ecossistemas naturais da área, principalmente dos remanescentes de Floresta com Araucárias, bem como, o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.

Publicidade