Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Troca de comando do Exército em Palmas acontece na próxima semana

Geral

por Guilherme Zimermann

comando15cia
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Troca de comando do Exército em Palmas acontece na próxima semana — Major Agostini (Foto: Arquivo Pessoal)
Major Agostini (Foto: Arquivo Pessoal)

Após dois anos à frente da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, em Palmas, Sul do Paraná, o major Diego Agostini deixará o comando da unidade. A solenidade de passagem de comando será realizada na próxima segunda-feira (14), às 10h, quando major Agostini entrega a função para o tenente-coronel Alex Evandro Ciotta.

Major Agostini assumirá novas funções no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

[Grupo RBJ de Comunicação] Troca de comando do Exército em Palmas acontece na próxima semana — Tenente-coronel Ciotta comandará a 15ª CIA a partir de janeiro de 2019 (Foto:Arquivo/BelaVistaNews)
Tenente-coronel Ciotta comandará a 15ª CIA a partir de janeiro de 2019 (Foto:Arquivo/BelaVistaNews)

Por sua vez, o futuro comandante do Exército em Palmas deixará o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, em Caicó, no Rio Grande do Norte, onde estava lotado.

Subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada foi criada pela Portaria Ministerial Reservada N° 74, de 18 de Agosto de 1982. Conhecida como “Soberana dos Campos de Palmas”, é a única Unidade de Engenharia da Força Terrestre na região.

Publicidade
Publicidade

A sua instalação ocorreu em 1° de janeiro de 1983, no quartel do extinto 2° Esquadrão Independente de Cavalaria.

Ao longo de sua existência, a unidade cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro, missões de apoio de engenharia às Unidades da Brigada, missões de Garantia de Lei e de Ordem e apoio à Defesa Civil.

Integrantes da Companhia participaram com destaque em missões no exterior como a UNAVEM, missão de paz da ONU em Angola e a MINUSTAH no Haiti, além de missões de Pacificação no Rio de Janeiro e eventos no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Publicidade