Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Sindicato reafirma denúncias sobre falta de trabalhadores no tratamento de água em Palmas

Entidade aponta que defasagem de trabalhadores em tempo integral no tratamento de água, traz riscos à população.

Geral

por Guilherme Zimermann

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Foto: Arquivo/RBJ
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Denúncia apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento no Paraná (Saemac) ao Ministério Público do Trabalho (MPT), aponta que a falta de servidores da Sanepar pode estar afetando a qualidade da água ofertada à população de Palmas. A Companhia de Saneamento nega, afirmando que mantém compromisso com a qualidade da água distribuída no município. O presidente da entidade sindical rebate as afirmações da companhia, salientando que a defasagem de trabalhadores em tempo integral no tratamento de água, traz riscos à população.

No inicio deste mês, em manifestação na Câmara Municipal, o vereador Peterson Lobas, tornou pública a informação sobre a denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho, que aponta que a estação de tratamento de água de Palmas funciona 24 horas, porém, para contenção de gastos, a Sanepar não implementou sistema de revezamento entre os trabalhadores para deixar a unidade funcionando.

De acordo com a denúncia, o sistema de abastecimento de água opera das 22h às 05h, sem nenhum trabalhador acompanhando o processo. Diante disso, a água recebida no reservatório corre o risco de ser imprópria para o consumo.

Falta de funcionários da Sanepar pode estar afetando qualidade da água ofertada em Palmas

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Procurada pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, a Sanepar, através de sua assessoria de comunicação, informou que já prestou esclarecimentos ao MPT. Explicou ainda que das 22h às 5h, a estação é operada de forma remota e automatizada e todo o processo de tratamento e distribuição de água é observado e monitorado, pontuando ainda que a empresa assegura a potabilidade da água para consumo humano e apresenta relatórios de todas as análises aos órgãos de saúde.

Sanepar afirma que respeita exigências de qualidade da água distribuída em Palmas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento no Paraná, Rodrigo Picinin, em entrevista à Rádio Club FM nesta quarta-feira (25), rebateu as afirmações da Sanepar, pontuando que, apesar de haver o monitoramento remoto durante a madrugada, não há como o operador realizar o tratamento, com a adição ou redução de produtos de forma remota. Ouça a entrevista no player abaixo:

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Ele pontua ainda que a Companhia havia orientado os servidores a, quando iniciarem o turno, fazerem as correções no tratamento, para então realizarem a coleta e análise de dados de qualidade da água, o que, de acordo com o Sindicato, estaria “mascarando” os verdadeiros resultados. Diante disso, a entidade passou a orientar os trabalhadores a fazerem a coleta e análise logo ao chegarem para iniciar o turno às 05h, antes de fazerem correções no tratamento.

O presidente do Sindicato não soube informar se, recentemente, os resultados das análises realizadas no inicio da manhã acusaram índices de potabilidade abaixo do indicado, nem se, em algum momento, esses dados, após serem coletados e inseridos nos sistemas de informação pelos trabalhadores, podem ter sido alterados. O Ministério Público do Trabalho já requisitou essas informações à Sanepar.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Club procurou novamente a Sanepar, encaminhando as seguintes perguntas:
*A Sanepar orienta seus servidores a adulterarem os dados de análise da água tratada em Palmas?
*Os dados das análise de água feitas hora a hora são públicos e estão disponíveis à população?
*Há possibilidade dos resultados das análises de água feitas pelos trabalhadores da estação serem alterados após a inserção nos sistemas da Companhia?
*Por qual motivo a Companhia não faz a designação de um trabalhador para acompanhamento in loco do tratamento e distribuição de água na Estação de Palmas?

Em resposta, a assessoria de imprensa da Companhia afirmou que “respostas e esclarecimentos já foram dados em nota enviada no início deste mês”, reencaminhando a nota e não respondendo às perguntas apresentadas:

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Em relação a denúncia feita ao Ministério Público do Trabalho, a Sanepar informa que já prestou esclarecimentos em resposta oficial enviada ao órgão no dia 11 de abril de 2022. A Companhia esclarece que possui três funcionários atuando no sistema de captação e tratamento de água em Palmas, em escala de horário. Todos os funcionários da Sanepar passam por treinamentos obrigatórios periodicamente e recebem todo material e equipamentos necessários para o desempenho correto e seguro de seu trabalho. Das 22h às 5h, a ETA de Palmas é operada de forma remota e automatizada e todo o processo de tratamento e distribuição de água é observado e monitorado. A Sanepar atende a todas as exigências e parâmetros de qualidade da água estabelecidos pelas legislações federal e estadual. A Companhia assegura a potabilidade da água para consumo humano e apresenta relatórios de todas as análises aos órgãos de saúde. As informações sobre análises e qualidade da água também estão disponíveis no site da empresa: sanepar.com.br.

Informações levantadas pelo Jornalismo da Rádio Club apontam que o poder público municipal já manteve contato junto à Sanepar, encaminhando ofícios com pedidos de informação sobre o sistema de tratamento e distribuição de água.

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