Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Sanepar afirma que respeita exigências de qualidade da água distribuída em Palmas

Companhia emitiu nota em resposta a denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho.

Geral

por Guilherme Zimermann

161101_-_palmas_-_ampliacao_sistema_de_abastecimento__3
Foto: Arquivo/Sanepar
Publicidade

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) divulgou nota em resposta a questionamentos apresentados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club de Palmas, a respeito de denúncia de que a falta de funcionários estaria afetando a qualidade da água ofertada no município. A empresa afirma que atende a todas as exigências e parâmetros de qualidade da água estabelecidos pelas legislações federal e estadual.

Segundo denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a estação de tratamento de água de Palmas funciona 24 horas, porém, para contenção de gastos, a Sanepar não implementou sistema de revezamento entre os trabalhadores para deixar a unidade funcionando.

De acordo com a denúncia, o sistema de abastecimento de água opera das dez da noite às cinco da manhã, sem nenhum trabalhador acompanhando o processo. Diante disso, a água recebida no reservatório corre o risco de ser imprópria para o consumo.

Falta de funcionários da Sanepar pode estar afetando qualidade da água ofertada em Palmas

Publicidade
Publicidade

Em nota encaminhada ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club no final da manhã desta terça-feira (3), a assessoria de comunicação informa que a Sanepar já prestou esclarecimentos ao MPT. Afirma ainda que a Companhia possui três funcionários atuando no sistema de captação e tratamento de água em Palmas, em escala de horário.

Explica que das 22h às 5h, a estação é operada de forma remota e automatizada e todo o processo de tratamento e distribuição de água é observado e monitorado, pontuando ainda que a empresa assegura a potabilidade da água para consumo humano e apresenta relatórios de todas as análises aos órgãos de saúde. Segue nota na íntegra:

Em relação à denúncia feita ao Ministério Público do Trabalho, a Sanepar informa que já prestou esclarecimentos em resposta oficial enviada ao órgão no dia 11 de abril de 2022. A Companhia esclarece que possui três funcionários atuando no sistema de captação e tratamento de água em Palmas, em escala de horário. Todos os funcionários da Sanepar passam por treinamentos obrigatórios periodicamente e recebem todo material e equipamentos necessários para o desempenho correto e seguro de seu trabalho. Das 22h às 5h, a ETA de Palmas é operada de forma remota e automatizada e todo o processo de tratamento e distribuição de água é observado e monitorado. A Sanepar atende a todas as exigências e parâmetros de qualidade da água estabelecidos pelas legislações federal e estadual. A Companhia assegura a potabilidade da água para consumo humano e apresenta relatórios de todas as análises aos órgãos de saúde. As informações sobre análises e qualidade da água também estão disponíveis no site da empresa: sanepar.com.br.

 

Publicidade