Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Servidores da Unioeste vão paralisar contra aumento de contribuição previdenciária

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Larissa Mazaloti

 

Do Portal Bem Paraná

 

Publicidade
Publicidade

Os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vão paralisar as atividades na próxima terça-feira (07). A ação é uma resposta contra o projeto de lei 483/2010 que prevê o aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais, inclusive dos docentes universitários, e a possibilidade de cobrança dos servidores aposentados. De acordo com o projeto de lei 483/2010 a contribuição mínima dos servidores estaduais passaria de 10% para 11% sobre os seus vencimentos. O projeto ainda autoriza a cobrança dos servidores aposentados e dos pensionistas.

 

De acordo com o presidente do Sindicato Docente da Unioeste (Adunioeste), Luiz Fernando Reis, na terça-feira será realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir o projeto de lei 483/2010. A Diretoria da Adunioeste avalia que reuniões com os parlamentares e o governo estadual são inúteis se o conjunto dos servidores estaduais não demonstrarem coesão e força social a partir de paralisações e mobilizações construídas em seus locais de trabalhos. “A história já nos ensinou que sem mobilização não há negociação”, afirma.

 

Publicidade
Publicidade

Os funcionários da Unioeste também aderiram à paralisação e representantes dos professores das escolas estaduais, vinculados à APP-Sindicato participarão do debate promovido pela Adunioeste a respeito da “Reforma da previdência no setor público”. O debate faz parte das atividades da paralisação dos professores da Unioeste. O debate contará com a presença do Prof. Dr. Francisco Miraglia (representante do Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e será realizado a partir das 9h30 no Anfiteatro da Unioeste, campus de Cascavel.

 

A Diretoria da Adunioeste entende que seria fundamental construir uma grande paralisação unitária de servidores estaduais contra a proposta de reforma da previdência (projeto de lei 483/2010). “Infelizmente a maioria dos sindicatos representativos de servidores estaduais do Paraná não realizaram assembleias com as suas categorias para discutir a proposta de mobilização ou paralisação”, explica Reis.

 

Publicidade
Publicidade

Francisco Beltrão

 

Nossa equipe entrou em contato com o presidnete do sindicato local, ele estava ocupado e um novo telefonema ficou marcado para esclarecer qual é a situação no campus de Francisco Beltrão.

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade