Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

SEJU assume carceragem da DP de Palmas

PALMAS

Segurança

por redação

Publicidade

Uma equipe de agentes da SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) assumiu a carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Palmas, sul do Paraná. Com a alteração, os policiais civis poderão desenvolver suas funções específicas de investigação, deixando de  cuidar também  dos presos.

Chefiados pela delegada, Vera Lucia Tapiê, a equipe é formada por seis agentes que agora são responsáveis pelo atendimento a mais de 90 detentos da cadeia pública da Comarca. Os agentes foram aprovados no Processo Seletivo Simplificado do governo do estado em novembro do ano passado.

Conforme a delegada, com a transferência das responsabilidades das carceragens entre a Seju e a Secretaria de Segurança Pública será necessário readequar e ampliar o espaço físico da Delegacia de Polícia local. Com base nisso, uma reunião foi realizada no dia de ontem com o executivo municipal para que o poder público possa auxiliar nas reformas necessárias.

Publicidade
Publicidade

 “Estamos numa fase de transição ainda, trabalhando de forma conjunta, mas haverá a necessidade de separação do espaço entre o setor administrativo e da polícia judiciária com o setor de carceragem” destacou a delegada.

 Ao Portal RBJ, a delegada Vera também mencionou que a DP enfrenta falta de pessoal uma vez que a carga de trabalhos é extremamente elevada. Citou o exemplo do final de semana quando foram  registrados  onze flagrantes. “ Isso representa um volume maior que todos os flagrantes registrados em toda a área da 5º SDP que abrange delegacias de 15 municípios da região”, justificou Dra. Vera.

Informou que já há sinalização positiva por parte dos mandatários dos municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares em auxiliar a Polícia Judiciária da Comarca nesse sentido.

Publicidade