Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde de Palmas promove mudanças na compra de medicamentos

Poder público não irá mais comprar medicamentos que também são ofertados gratuitamente pelo programa Farmácia Popular.

Saúde

por Guilherme Zimermann

farmaciapopular_080924_elzafiuza_abr
Foto: Elza Fiúza/Abr
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Palmas, Sul do Paraná, informou nesta semana que estará realizando algumas mudanças em seus processos para compra de medicamentos, agregado à oferta realizada pelo governo federal através do programa Farmácia Popular.

De acordo com a farmacêutica da Secretaria, Paula Langaro, em entrevista à Rádio Club, por conta da redução populacional apontada pelo Censo Demográfico, o município perdeu neste ano, R$ 100 mil em repasses exclusivos para a aquisição de medicamentos. Ouça no player abaixo:

Diante desse cenário, o setor de farmácia optou por não mais comprar medicamentos que são ofertados gratuitamente pelo programa Farmácia Popular. Segundo a farmacêutica, com a medida será possível economizar R$ 500 mil por ano, dinheiro que será aplicado na compra de outros insumos para atendimento à população.

Publicidade
Publicidade

Entre os medicamentos que deixarão de ser ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, mas que a população seguirá tendo acesso gratuito pelo Farmácia Popular estão losartana, atenolol e hidroclorotiazida.

Destes medicamentos ainda há uma boa quantidade nos estoques das farmácias municipais e eles seguirão sendo entregues à população, mas a Secretaria não efetuará novas compras. Quando os estoques zerarem, a comunidade será orientada sobre quais medicamentos deverão ser buscados junto às farmácias comerciais, através do programa do governo federal.

Publicidade