Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Saúde alerta para riscos de incidência de dengue

Saúde

por Luiz Marcondez

WhatsApp_Image_20190114_at_16.58.24_1
Equipes dos 12 municípios da Regional da Saúde em Ponta Grossa participaram nesta segunda-feira (14) de capacitação da assistência no manejo clínico ao paciente com suspeita de dengue. - Ponta Grossa, 14/01/2019 - Foto: Divulgação SESA
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde está reforçando o importante papel que a população tem para minimizar a incidência da dengue no Paraná. A proliferação do mosquito transmissor aumenta muito no verão e é absolutamente necessário que as pessoas eliminem todo tipo de água parada como vasos de plantas, garrafas, lixo , bebedouros de animais, entre outros onde as larvas do mosquito se criam.

Os casos mais graves costumam ocorrer em determinados grupos de risco, composto por idosos, gestantes, lactentes menores (29 dias a 6 meses de vida), dependentes químicos e pessoas com algum tipo de doença crônica pré-existente, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anemia falciforme, doença renal crônica, entre outras.

No entanto, a orientação é que todos busquem atendimento de saúde logo que apresentem os primeiros sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno reduzem significativamente as chances de agravamento do caso.

Os sintomas são febre acompanhada de dor de cabeça, dor articular, dor muscular e dor atrás dos olhos ou mal-estar geral. Esses sinais não podem ser desprezados.

Publicidade
Publicidade

Fonte: AEN

Publicidade