Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais 129 casos de dengue na microrregião de Palmas

Mangueirinha é o município com maior número de casos. Palmas tem dez registros da doença, todos importados.

Saúde

por Guilherme Zimermann

WhatsApp Image 2024-04-17 at 13.06.40
Possíveis focos do Aedes aegypti foram encontrados em Palmas (Foto: Elvin Santos/Rádio Club)
Publicidade

Boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (16) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirmou mais 129 casos da doença nos municípios da microrregião de Palmas. Desde julho do ano passado, a região soma 238 registros confirmados de dengue.

Na última semana, um novo caso foi confirmado em Palmas, totalizando agora dez registros, todos considerados importados, com a contaminação ocorrendo em outras regiões. A Vigilância Sanitária do município realizou nesta semana uma ação em conjunto com o Exército, para verificar locais onde podem existir criadouros do mosquito transmissor da dengue. Possíveis focos, com larvas, foram encontrados. O material foi coletado e passará por análise para confirmar se são larvas do Aedes Aegypti.

Secretaria de Saúde de Palmas e Exército Brasileiro realizam ação de combate à dengue

O boletim informa ainda 24 novos casos em Clevelândia e 107 registros em Mangueirinha. No informe são apresentadas correções em relação aos municípios de Coronel Domingos Soares e Honório Serpa. Boletim da semana passada informava que Coronel registrou dois casos, um importado e um autóctone – quando a doença é contraída no próprio município. O informe desta terça-feira (16) aponta que os dois casos são importados. No caso de Honório Serpa, na semana anterior, a Secretaria da Saúde informava que o município registrou oito casos. Agora, a atualização é de que são cinco confirmações até o momento.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais 129 casos de dengue na microrregião de Palmas

A Secretaria de Saúde apresenta também o mapa de risco climático da dengue. A região de Palmas apresenta baixo risco. O sistema de alerta de risco climático permite identificar a formação de condições meteorológicas favoráveis à reprodução e atuação do mosquito. Com os dados é possível traçar um perfil semanal de diferentes regiões do Estado no que diz respeito à formação de ambientes mais ou menos favoráveis à infestação e atuação do mosquito, podendo favorecer a maior ou menor incidência de casos da doença.

[Grupo RBJ de Comunicação] Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais 129 casos de dengue na microrregião de Palmas

 

Publicidade