Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2024
Rádios

Restrições à importação trazem alívio aos produtores de maçã de Palmas

AgriculturaEconomiaGeral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Restrições à importação trazem alívio aos produtores de maçã de Palmas — Maçãs de Palmas/PR. Fotos: Miranda/RBJ
Maçãs de Palmas/PR. Fotos: Miranda/RBJ

Os produtores de maçã de Palmas, sul do Paraná, receberam nesta semana uma boa notícia que os tranquilizou, momentaneamente, diante da preocupação  de ter a atividade inviabilizada pela entrada do produto chinês no mercado nacional. A maçã não é tida como prioritária para exportação ao Brasil pelos chineses. Por outro aspecto, o governo brasileiro deve impor regras sanitárias rígidas a entrada da produção estrangeira.

Conforme o deputado federal, Ronaldo Benedet, que acompanha a mobilização dos fruticultores da  região de Fraiburgo(SC), em resposta a ofício ao Ministério da Agricultura,  a informação é de que até o momento não foram iniciados estudos de análise de risco correspondentes e não existe expectativa em curto prazo de decisão técnica envolvendo a importação da maçã da China.

[Grupo RBJ de Comunicação] Restrições à importação trazem alívio aos produtores de maçã de Palmas — 12735956_1562701280707708_332378308_n
12735956_1562701280707708_332378308_n

No mesmo documento, outra notícia que agradou os produtores, é a de que foi publicada a resolução que disciplina e aprova o Plano de Trabalho com relação ao Sistema de Mitigação de Riscos para a praga Cydia pomonella em operações de importações de pera, maçã e marmelo produzidas na Argentina, conforme informou o coordenador Geral de Proteção de Plantas, Marcus Vinicius Segurado Coelho.

Publicidade
Publicidade

Conforme os produtores de Palmas, havia o risco de que, caso fosse permitida a entrada da maçã chinesa, todos os pomares seriam erradicados, uma vez, que a atividade ficaria totalmente inviabilizada tanto do ponto de vista econômico, quanto sanitário.

 

 

Publicidade