Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Reabertura da Estrada do Colono avança mais uma etapa no Senado

Geral

por Angela Maria

6eddc70f4e61b0a9ed68df89806dc576
Publicidade

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou a reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono. A via, que está fechada desde 1986 por decisão judicial, encurta distâncias em até 200 km e corta o Parque Nacional do Iguaçu e liga Capanema a Serranópolis do Iguaçu.

Nesta terça-feira (17), a Comissão deu parecer favorável ao projeto e também reconheceu a preocupação dos ambientalistas à reabertura.

“Há nitidamente um conflito sobre o uso da Estrada do Colono, que funcionou por décadas até ser vedada sua utilização a partir de 1986 em função de uma decisão judicial. […] Se, no início, se defendia sua abertura para escoamento da produção agropecuária, inclusive com o asfaltamento do seu leito e o trânsito de qualquer tipo de veículo sem restrições de horário, atualmente se busca maior integração entre esses interesses e os objetivos do Parque Nacional do Iguaçu, para a preservação da natureza e o desenvolvimento do ecoturismo”.

Para a Comissão, a reabertura da estrada harmoniza-se com a atual situação das áreas protegidas localizadas na Argentina e que abertura da Estrada do Colono fomentaria o ecoturismo nessa região.

Publicidade
Publicidade

O parecer indica ainda um processo similar de reabertura de estrada-parque em São Paulo, que tem 35 km e atravessa uma unidade de conservação de proteção integral, o Parque Estadual Carlos Botelho.

O projeto segue agora para Comissão de Meio Ambiente.

 

Fonte: Catve | Foto: OAB / Projeto Colabora.

Publicidade