Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Queijaria Rancho Fundo de Salgado Filho recebe o Selo Arte

Este é o primeiro produto paranaense a receber este tipo de certificação que permite produzir para todo o país

Cotidiano

por Lucas Maciel

195077653_347160673467140_8638928376606239634_n
Franciele Rechembach Haselbauer e Oscar Haselbauer, da Queijaria Rancho Fundo (Foto: Reprodução Facebook)
Publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná emitiu o primeiro Selo Arte do estado para produtores de queijo colonial em Salgado Filho. A Queijaria Rancho Fundo do casal Franciele e Oscar Haselbauer agora poderá comercializar seus produtos para todo o território nacional.

Produtos de origem animal precisam cumprir algumas regras específicas para comercializar seus alimentos artesanais, segundo decreto da Adapar.

Franciele e Oscar começaram a produção de queijos em 2017 e buscaram se especializar com cursos da UTFPR, Cresol, IDR-Paraná e Ministério da Agricultura. Segundo a fiscal do Serviço de Inspeção Municipal em Salgado Filho, Margarete Battisti Carbonera, são fiscalizados itens como o controle de água, as boas práticas dos manipuladores, a higienização da agroindústria, desde a matéria-prima até o produto final, ou seja, se os produtores estão atuando conforme descreveram ao Serviço. Foram anos de diálogo e adequações.

Para conseguir com que um determinado produto tenha o Selo Arte a análise é inicialmente feita pela legislação federal, além de conter características próprias, não conter corantes, aromatizantes e outros produtos cosméticos alimentícios.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade