Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Projeto visa inserir mulheres na área de ciências exatas

Educação e Cultura

por Angela Maria

Meninas no laboratorio
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Um projeto que será desenvolvido pela UTFPR de Francisco Beltrão em cinco escolas públicas de ensino médio do município visa estimular a presença de mulheres em cursos que exigem maior conhecimento na área de ciências exatas, como a engenharia.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2012, apenas 14% das brasileiras que ingressaram pela primeira vez na graduação escolheram cursos relacionados à ciência, incluindo engenharia, indústria e construção.

A proponente do projeto, professora do Departamento de Física Estatística e Matemática da UTFPR, Camila Boeri di Domenico comenta que “no passado, as mulheres foram excluídas da ciência, recebendo como atribuições apenas tarefas domésticas. Estes costumes permaneceram até o século 19 e, em muitos países, as mulheres ainda eram proibidas de frequentar uma universidade. Mesmo estando em 2018, as ciências exatas e as engenharias são vistas como áreas predominantemente masculinas”.

Ações

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As ações que serão desenvolvidas pelas integrantes do projeto ao longo do ano pretendem mudar este cenário. Buscar aproximar as alunas do ensino médio da realidade universitária e a melhoria do aprendizado ainda na educação básica são alguns dos objetivos. O grande desafio que pretende mesclar a teoria e a prática será a construção de um secador solar para desidratação de frutas secas e a realização de experimentos práticos e modelagem matemática dos dados obtidos.

“O estudo experimental aproxima a matemática e as ciências exatas da realidade. Aquilo, que por vezes é visto como algo inaplicável passa a ser atraente quando inserido no cotidiano”, esclarece Camila.

Todas as atividade propostas visam deixar o conceito de que a matemática é uma disciplina isolada e puramente teórica e atrair as estudantes para a prática. Para isso serão realizadas atividades de iniciação científica, aulas complementares com foco no Enem, com leitura, interpretação e discussão das questões. Também haverá oficinas sobre ferramentas computacionais que mostram como resolver problemas reais com o auxílio da tecnologia, gincana de matemática nas escola envolvidas e na UTFPR, bem como uma competição do melhor secador solar.

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