Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Programa Leite Bom oportuniza semente e silagem

Geral

por redação

Publicidade

Os produtores de Leite de Bom Sucesso do Sul cadastrados no programa municipal Leite Bom estão recebendo incentivo duplo para ampliar sua atividade. Além de receberem sementes de milho para produção da silagem, grande parte das propriedades também recebem subsídios nas horas máquinas para a produção do alimento.

A iniciativa é feita em parceria entre a prefeitura municipal – fornece os tratores – e Sindicato dos Trabalhadores que Rurais, que disponibiliza as máquinas. O convênio possibilita uma redução de até 70% no valor das horas máquina, se comparado ao praticado no mercado.

Só na etapa da produção de silagem realizada entre os meses de dezembro e janeiro do ano passado foram atendidos mais de 30 produtores. Já no caso dos beneficiados com sementes o número salta para aproximadamente 100 produtores. As sementes estão sendo disponibilizadas pelo município e governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Cada produtor que recebeu em torno de 4 saquinhos de milho no ano e teve a silagem processada pelo município obtiveram uma economia em torno de até R$ 1.500,00.

Produtor

Publicidade
Publicidade

Os beneficiados estão agradando os produtores que vem sofrendo com o baixo preço pago pelo litro de leite na atualidade. “Gostei muito do programa e tem ajudado a gente que é pequeno produtor. Tudo o que podem fazer por nós é sempre muito bem vindo ainda mais na crise que está o mercado do leite”, comentou Roque Werle, agricultor na comunidade de linha São Sebastião.

O diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Emerson Pilonetto salienta que o programa atende os produtores que seguem as regras e orientações do corpo técnico. Lembra ainda que o benefício ocorre duas vezes no ano, já que o período de silagem acontece no final do ano e no início de abril. “Assim muitos produtores podem obter o apoio da semente e o subsidio nas horas máquinas duas vezes em menos de um ano”, disse.

Os envolvidos no programa ainda recebem subsídios expressivos para a realização dos exames de brucelose e tuberculose nos animais, exigidos todo ano pelos órgãos de fiscalização. A implantação do programa Leite Bom, que exige também a presença de produtores em palestras e treinamentos, tem contribuído com o aumento da produção da bacia leiteira. Em pouco mais de cinco anos de existência o programa vem conquistando um incremento médio de 3 litros por dia por cada animal, e aumentando. Para se ter uma idéia, segundo dados do Deral, em 2014 foram produzidos 8,4 milhões de litros de leite no município.

Publicidade