Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Profissionais relatam desafios do setor de eventos durante pandemia

Economia

por Guilherme Zimermann

evento
Publicidade

O setor de eventos, um dos mais afetados pelas medidas para contenção no novo coronavírus, aguarda com incertezas a retomada das atividades. Até lá, muitas empresas seguem acumulando prejuízos.

Pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que a pandemia impactou 98% das empresas do segmento. Para driblar os efeitos da crise, 35% dos empresários ouvidos negociaram crédito para realizar os eventos cancelados futuramente. A maior parte das empresas colocou seus funcionários para trabalhar on-line, enquanto outras deram férias.

Entre as soluções encontradas para sobreviver ao momento está a renegociação de contratos e fornecedores (53%), corte de custos com insumos e matérias-primas (50%), redução de custos com as concessionárias de energia e água (20%).

Para entender os impactos da pandemia nesse setor em Palmas, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club/RBJ conversou com o empresário da área de promoção e organização de eventos, Dinarte Scopel.

Publicidade
Publicidade

Segundo ele, sua empresa parou de realizar eventos em março. Desde então, mais de 40 eventos, entre casamentos, formaturas e outros, foram cancelados ou estão aguardando para ser reagendados, o que causa sérios reflexos em diversos segmentos da economia. Ouça no player abaixo:

A reportagem ouviu também o músico e profissional que atua com sonorizações, Lester Calinski. Conforme ele, antes da pandemia sua média era de 12 eventos mensais. Agora, o cenário tem exigido a execução de diferentes formas de trabalho para poder se manter nesse período. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Foto: Visão Eventos

Publicidade
Publicidade