Pastoral da Educação promove encontro com alunos representando os Núcleos Regionais
Em se tratando da Pastoral da Educação, sua missão é o diálogo pelo Evangelho, ressaltou Dom Edgar.
Educação e CulturaGeralReligião
por Luiz Carlos
A Pastoral da Educação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou, no dia 22 de junho, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão) encontro com a participação de alunos representando os grêmios estudantis dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão. O evento ocorreu sob a coordenação do professor Jair Dias e equipe diocesana, iniciando às 8h30min.
O encontro teve a presença do Pe. Vagner José Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora) e de Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo Diocesano e Referencial da Pastoral da Educação no Regional Sul 2 da CNBB do Paraná).
Foram proferidas as palestras: Protagonismo Juvenil – com o professor Macsuel Battisti; Juventude: Escolhas e Consequências – pelo Professor Jair Dias.
Em entrevista a Pascom, Dom Edgar ressaltou a importância em reunir os estudantes para a reflexão do processo educativo: “Uma feliz e inspiradora a iniciativa da Pastoral da Educação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, ter podido organizar o encontro com crianças, adolescentes e jovens estudantes de diferentes escolas e fases escolares. Em alguns breves minutos, que pude participar, disse aos presentes que, mesmo em idades e escolaridades diferentes, temos princípios e objetivos comuns, tais como, aproximar a educação, escolas, discentes e docentes da sociedade, as famílias e as Igrejas e demais instituições. Fazendo do processo educativo um compromisso coletivo e comunitário e cuja responsabilidade é de todos”.
Em se tratando da Pastoral da Educação, sua missão é o diálogo pelo Evangelho, ressaltou o bispo diocesano: “A partir do exemplo de Jesus, O Mestre, anunciando as verdades universais, sejam elas, a verdade, a justiça, o amor, a esperança, o compromisso com a ética, com a casa comum – o meio ambiente, e que a educação, quando associada à evangelização, os resultados são visíveis, pois tratam dos mesmos protagonistas, seres humanos integrados e integradores, pessoas que buscam sua vocação e missão, um lugar digno na sociedade.”