Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Profissionais de Engenharias do Sudoeste debatem propostas para o setor

Geral

por Angela Maria

Crea-PR-RPR_PB_geral-2_credito-AntonioMenegatti
Publicidade

Profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participaram, na noite de terça-feira (14), da Reunião Preparatória Regional (RPR). O evento, realizado no auditório do Conselho, em Pato Branco, também contou com representantes de instituições de ensino e entidades de classe e debateu propostas de melhorias para o setor. Das 51 proposições apresentadas em encontros ocorridos nos municípios de Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Realeza, no mês março, 12 foram aprovadas por maioria e serão levadas ao 10° Congresso Estadual de Profissionais (CEP), marcado para os dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto, em Foz do Iguaçu.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, acompanhou a RPR em Pato Branco e destacou a importância da participação dos profissionais. O processo ocorre de três em três anos e é preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais, na cidade de Palmas (TO), em setembro.

“No Paraná, adotamos a prática de reuniões nas nossas oito Regionais. São eventos muito importantes, pois discutem novos rumos do nosso sistema profissional. É uma oportunidade que os profissionais têm de apresentar propostas que serão debatidas e levadas ao nosso congresso estadual. As melhores serão levadas ao CNP”, explicou o presidente do Crea-PR.

Karlize Posanske, Engenheira Civil, inspetora-chefe da Inspetoria de Palmas e coordenadora das Inspetorias da Regional Pato Branco do Crea-PR, destacou que as reuniões são voltadas para buscar propostas que deem novas diretrizes para o sistema Confea/Crea.  “O processo proporciona a participação dos profissionais, aqueles que estão na base, enfrentando as diversas situações do setor. É a oportunidade de opinar, de apresentar sugestões para a melhoria do sistema”, enfatizou Karlize.

Publicidade
Publicidade

Entre as propostas aprovadas na RPR do Sudoeste, foram contemplados temas relacionados às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), fiscalização, salário mínimo profissional e obrigatoriedade de profissionais em determinadas atividades técnicas que influenciam diretamente na segurança da sociedade, entre outros.

A reunião em Pato Branco foi a penúltima deste ano. A RPR de Cascavel, na quarta-feira (15), encerra o ciclo. Ao todo, 121 propostas serão analisadas no CEP, em Foz do Iguaçu.

[Grupo RBJ de Comunicação] Profissionais de Engenharias do Sudoeste debatem propostas para o setor — Crédito: Antonio Menegatti.
Crédito: Antonio Menegatti.

Da assessoria/Crea-PR

Publicidade