Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Primeiro crematório do Sudoeste será inaugurado neste mês

Geral

por redação

Publicidade

O crematório Jardim das Oliveiras, localizado na PR483, saída para Cascavel, está na iminência de ser inaugurado. O sócio-proprietário, Milton Inocêncio, da Unifas Serviços Funerários, está otimista e afirma que ainda este mês, deverá ser realizada a primeira cremação do Sudoeste. Isso porque, o empreendimento é inédito para a região e está pronto, faltando apenas alguns detalhes para a finalização do crematório. Ao todo serão 1300 metros quadrados de construção, com 80 vagas de estacionamento.

Para o empresário, o investimento no Sudoeste se deu pela necessidade. “ O crematório mais próximo era muito longe, por isso, resolvemos encurtar a distância para atender os pedidos dos entes queridos, que tinham o desejo de serem cremados”, explicou Milton.

A construção do crematório Jardim das Oliveiras é o quarto que vão trabalhar nos mesmos moldes no Paraná – os outros são em Curitiba, Pinhais e Londrina –  porém, o de Francisco Beltrão é o mais moderno, e bem mais estruturado do estado, principalmente em se tratando do forno, que aquece em questão de cinco minutos. Outro ponto a favor é a questão da poluição, que de acordo com as autoridades competentes, laudos e autorizações, o forno beltronense emite “quase nada” de dejetos ao meio ambiente, sendo inclusive, ambientalmente falando, mais eficiente do que o modo tradicional.

Estrutura

Publicidade
Publicidade

O espaço é amplo, bem arejado e confortável para quem frequentar o crematório. A área de circulação é equipada com praça de alimentação, copa, bancos para descanso e banheiros masculinos e femininos com acessibilidade. A luta pela implantação deste empreendimento já perdura quatro anos, mas agora está praticamente tudo certo para dar início à cremação de corpos. “Temos uma demanda com mais de 200 pessoas de toda a região que já estão procurando informações e reservando espaços, até para transformar em cinzas os corpos que estão nas sepulturas do cemitério”, disse Milton.

Para atendimento ao público, o local permite até três velórios simultâneos, com salas interligadas, caso seja interesse, dos familiares, e ainda ambientes de repouso e banheiros privados em cada uma das capelas que velam os corpos.

Outro ambiente é a capela ecumênica, que fica disponível para cultos ou missas ou homenagens e ficará aberto durante todo o dia.

Já a sala de Memorial, é o espaço destinado para depósito das cinzas, com 55 espaços, que cabe em torno de dez vasos, em cada uma das “janelas”. A pessoa pode armazenar as cinzas no crematório através da locação desta janela, que custa aproximadamente um salário mínimo por ano.

Publicidade
Publicidade

Para finalizar a estrutura, a sala de “Cerimonial”, que antecede a cremação e é o momento das ultimas homenagens ou despedida, é equipada com retroprojetor, telão, com espaço para pastores, padres ou ministros, e ainda, para a equipe de liturgia, com todo o sistema de som e iluminação que condizem com o momento de emoção.

Após todo o protocolo, se a família contratar o serviço, pode cair uma chuva de rosas sobre o corpo no caixão. Depois, as cortinas que são automatizadas se fecham e tem início o processo de cremação, propriamente dito.

Se a documentação estiver toda liberada, com laudos dos médicos do IML, o corpo é cremado, com tempo máximo de 1h40. Se o morto for vítima de homicídio ou tiver pendência judicial, o corpo é alocado numa câmera fria até que possa ser feita a cremação. O forno é aquecido em duas câmaras diferentes, onde cada uma vai até a temperatura de 850 graus, para o corpo ser colocado no forno, onde no final do processo, a temperatura pode chegar até 1200º célsius.

Depois da cremação, os restos são colocados num triturador, e em questão de minutos, os dejetos se transformam em cinzas. O processo de cremação custa a partir de R$ 3.500,00, dependendo dos serviços que serão contratados.

Publicidade
Publicidade

Não é só crematório

O espaço está liberado para a realização de funerais, independente de ser ou não cliente Unifas. Entretanto, o associado Unifas garante o funeral tradicional no Crematório Jardim das Oliveiras. Porém, o usuário tem a opção de fazer um plano adicional de cremação, cujo pagamento pode ser parcelado. “Aderindo ao plano, a pessoa, quando morrer, não vai deixar a família preocupada em como vai fazer para pagar o funeral, sendo uma ajuda para os familiares. Além disso, nós agilizamos a documentação com antecedência para garantir a cremação. Outro detalhe é que apenas o ascendente direto pode autorizar a cremação do corpo, do ente querido, ou seja, filhos podem decidir a cremação dos pais, e vice-versa”, finalizou.

Respaldo regional

Quando foi anunciado o crematório para a região, houve resistência e rejeições em Francisco Beltrão. Mas hoje, o respaldo da comunidade é positivo. Tanto que o empresário não vê a hora de iniciar os trabalhos, tamanha é a procura de pessoas, de toda a região. “As pessoas estão nos procurando, reservando espaços, buscando informações e acreditando na ideia, pois percebem que o valor de cremação é acessível a todos, além da grande estrutura que colocamos à disposição das famílias”, comentou Milton que está no ramo de funerária há mais de 40 anos.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Primeiro crematório do Sudoeste será inaugurado neste mês — Sala de cerimonial e despedida do ente querido, antes da cremação. Possui telão, espaço para liturgia e para pastores, padres ou ministros. Climatizado e sonorizado, com possibilidade de chuva de pétalas de rosa.
Sala de cerimonial e despedida do ente querido, antes da cremação. Possui telão, espaço para liturgia e para pastores, padres ou ministros. Climatizado e sonorizado, com possibilidade de chuva de pétalas de rosa.
[Grupo RBJ de Comunicação] Primeiro crematório do Sudoeste será inaugurado neste mês — Milton mostrando o triturador, que transforma os restos mortais em cinzas.
Milton mostrando o triturador, que transforma os restos mortais em cinzas.
[Grupo RBJ de Comunicação] Primeiro crematório do Sudoeste será inaugurado neste mês — Espaço Memorial onde ficam armazenadas as cinzas das pessoas que foram cremadas.
Espaço Memorial onde ficam armazenadas as cinzas das pessoas que foram cremadas.
[Grupo RBJ de Comunicação] Primeiro crematório do Sudoeste será inaugurado neste mês — Uma das três capelas disponíveis para o velório.
Uma das três capelas disponíveis para o velório.
Publicidade