Grupo RBJ de Comunicação
16 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Prefeitura emite nota oficial sobre paralisação dos professores municipais de Francisco Beltrão

Educadores pedem reajuste salarial para categoria

Educação e Cultura

por Gil Veigas

educacao
Publicidade

Os professores da rede municipal de ensino estão se organizando para uma paralização amanhã, terça-feira (05). Os docentes irão começar as aulas uma hora mais tarde em escolas municipais e duas horas mais tarde nas creches.

Segundo os líderes do movimento a defasagem salarial é o principal motivo do movimento chamado de “Operação Tartaruga” que retarda o início das aulas. O movimento deve permanecer até o dia 8 de julho mas caso as reivindicações sejam atendidas a paralisação poderá ser encerrada antes disso. Por outro lado, se não houver avanço nas negociações os professores ameaçam a paralisação total das atividades após o recesso de julho.

A prefeitura de Francisco Beltrão emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

Confira o que diz a nota:

Publicidade

– Considerando que todos os servidores municipais de Francisco Beltrão, inclusive os professores, receberam reajuste salarial de 8,9% em janeiro deste ano e todos estão recebendo seus salários em dia;

– Considerando que o valor do piso nacional da educação, que neste ano de 2022 foi reajustado pelo Governo Federal em 33,23%, equivalendo a R$ 3.845,63 para uma jornada de quarenta horas semanais, está sendo pago pelo Município;

– Considerando que apenas um em cada 10 professores recebe o piso nacional da Educação de R$ 3.845,63 para uma jornada de quarenta horas semanais. Todos os demais recebem acima desse valor;

Publicidade

– Considerando, por fim, que na atual situação econômica pela qual passa o país – e o mundo – todos com poder de compra diminuído pela inflação, não há como privilegiar nenhuma categoria de servidores, em detrimento das demais, todas de enorme importância para a prestação do serviço público aos cidadãos.

Em atenção à comunidade beltronense e por entender abusiva a denominada “Operação tartaruga” anunciada pelo Sindicato dos Profissionais em Educação, a Administração Municipal informa:

1) As escolas e CMEIs estarão abertos em horário normal para receber os alunos;

Publicidade

2) O Transporte Escolar, gerido pelo Município, seguirá com horário normal de atendimento aos alunos;

3) Serão descontadas da folha de pagamento as horas não trabalhadas;

4) Os servidores temporários, admitidos por PSS, e estagiários, além do desconto, poderão ter seus contratos de trabalho suspensos;

Francisco Beltrão, 04 de julho de 2022