Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de maio de 2026
Rádios
Publicidade

Hemonúcleo de Francisco Beltrão faz apelo por doações de sangue A-

Diretor do Hemonúcleo, Fábio Ebert, destacou a importância das doações e explicou como agendar um horário para doar.

CotidianoSaúde

por Patrick Rodrigues

images (3)
Publicidade

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão está enfrentando uma escassez crítica de sangue do tipo A negativo e faz um apelo urgente à população para que doadores se apresentem. Em entrevista à Rádio OndaSul FM, o diretor do Hemonúcleo, Fábio Ebert, destacou a importância das doações e explicou como agendar um horário para doar.

“Neste momento, estamos com nosso estoque de A negativo muito baixo. Aqueles que sabem que são A negativo podem agendar a doação pelos nossos canais de atendimento. Nosso telefone é 3211-3650 e também pela nossa agenda online no site www.saude.pr.gov.br/doacao. Os horários disponíveis para doação são das 8h às 14h”, informou Ebert.

Ele enfatizou que, embora todas as doações sejam bem-vindas, a necessidade atual é particularmente urgente para o tipo A negativo. “As pessoas que puderem doar, por favor, agendem sua doação. É crucial para mantermos nossos estoques em níveis seguros.”

Ebert também explicou a operação contínua do Hemonúcleo, que não para, independentemente de feriados ou finais de semana. “Nossa distribuição de hemocomponentes ocorre 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. Atendemos 14 hospitais na nossa região de saúde e mantemos estoques em cinco agências transfusionais. Além disso, atendemos o Hospital de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, que recebe pacientes da nossa região.”

A complexidade e a demanda do trabalho do Hemonúcleo são intensas, especialmente com solicitações frequentes durante períodos noturnos e finais de semana. “Precisamos manter nossos estoques adequados para garantir que todos esses hospitais recebam os hemocomponentes necessários”, ressaltou Ebert.

A doação de sangue é um processo vital e contínuo que salva vidas diariamente. Fábio Ebert agradeceu aos ouvintes e doadores em potencial, reiterando a importância de cada doação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade