Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Prefeitura e Câmara de Cel. Domingos Soares iniciam mobilização para desapropriar área alvo de ação judicial

Objetivo é levantar recursos junto aos governos estadual e federal para a aquisição da área e repasse legal à comunidade

Geral

por Guilherme Zimermann

313113686_424614986518668_7178130125076790674_n
Foto: Assessoria/Câmara de Cel. Domingos Soares
Publicidade

Prefeitura e Câmara de Vereadores de Coronel Domingos Soares iniciarão uma mobilização junto a deputados estaduais, voltada à obtenção de recursos para a desapropriação da área da comunidade Recanto da Natureza, conhecida também como Marcon.

Moradores da localidade seguem em discussões na Justiça para definição em torno da propriedade de suas áreas. Desde 2007 tramita no Judiciário, um processo que pede o cancelamento de supostos contratos de comodato firmados entre a antiga madeireira que dava nome à localidade e moradores que habitam na região há mais de 20 anos.

Moradores do interior de Cel. Domingos Soares enfrentam ação judicial para garantir propriedade de suas terras

A massa falida da empresa afirma que havia realizado apenas um contrato verbal, para que os moradores ficassem temporariamente nas terras. A defesa dos moradores e a assessoria jurídica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que presta apoio na causa, apontam que a empresa alocou os moradores na região, tentando forçar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a adquirir a área e realizar um projeto de assentamento, o que não ocorreu.

Publicidade
Publicidade

O assunto foi tema de reunião entre moradores e membros da prefeitura e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ainda no mês de julho e há alguns dias, houve uma audiência de conciliação junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, onde foram dados alguns encaminhamentos sobre o caso, conforme explicou a advogada que atua na causa, Josiane Grossklaus. Ouça no player abaixo:

Na última segunda-feira (24), ocorreu uma reunião entre vereadores e o prefeito de Coronel Domingos Soares, para a definição das estratégias que serão adotadas para a obtenção de recursos para a desapropriação da área e entrega de documentações aos moradores do Marcon. O vereador Alberto Knolseisen informou que na próxima semana, vereadores e prefeito irão à Curitiba, iniciar articulações junto a deputados estaduais. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade