Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2024
Rádios

Moradores do interior de Cel. Domingos Soares enfrentam ação judicial para garantir propriedade de suas terras

Reunião entre a comunidade e lideranças do MST foi realizada para definir estratégias no andamento do processo.

Geral

por Guilherme Zimermann

DSC_0115
Fotos: Guilherme Zimermann/RBJ
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Moradores do interior de Cel. Domingos Soares enfrentam ação judicial para garantir propriedade de suas terras

Moradores da comunidade Recanto da Natureza, conhecida também como Marcon, em Coronel Domingos Soares, participaram de uma reunião nesta terça-feira (12), com membros da prefeitura municipal e liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), para receberem mais informações e orientações sobre o andamento de um processo judicial, instaurado em 2007, que pede o cancelamento de supostos contratos de comodato firmados entre a antiga madeireira que dava nome à localidade e moradores que habitam na região há mais de 20 anos.

A empresa afirma que havia realizado apenas um contrato verbal, para que os moradores ficassem temporariamente nas terras. A defesa dos moradores e a assessoria jurídica do MST apontam que a empresa alocou os moradores na região, tentando forçar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a adquirir a área e realizar um projeto de assentamento, o que não ocorreu.

Um dos primeiros moradores do local, Arcindo Santos da Cruz, relatou as dificuldades enfrentadas, desde a chegada das primeiras famílias, a estruturação da escola da comunidade e agora, o processo judicial que pede a saída dos moradores. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Presente na reunião, o vereador Valdir Castanha ressaltou a importância da comunidade para Coronel Domingos Soares em sua formação como município. Ouça no player abaixo:

O prefeito domingossoarense, Jandir Bandiera, ressaltou que a comunidade terá total apoio do poder público, dada a sua importância para o município e pelas estruturas públicas que o local conta, como a escola e unidade de saúde. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

A situação da comunidade tem sido acompanhada também por deputados estaduais. Em uma primeira reunião sobre assunto, realizada no inicio do mês de junho, a assessoria do deputado Tadeu Veneri esteve presente. Nesta terça-feira, o assessor da deputada estadual Luciana Rafagnin acompanhou a reunião, destacando que a parlamentar já tem conhecimento da luta dos moradores da comunidade desde 2009. Ouça no player abaixo:

A advogada e membro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Josiane Grossklaus, explicou em que etapa está o processo judicial e de que forma o MST estará prestando auxílio aos moradores da comunidade. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

A coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Bruna Zimpel, pontuou sobre algumas das ações que estarão sendo implementadas pela entidade na comunidade, visando o compartilhamento de informações e orientações aos moradores. Ouça no player abaixo:

Publicidade