Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Prefeito de Palmas vai à Brasília discutir projeto de policlínica regional

Ideia é que a unidade atenda, além de Palmas, municípios do Sudoeste e Sul do Paraná, e do Oeste de Santa Catarina.

Saúde

por Guilherme Zimermann

policlinica_regional
Imagem: Reprodução/FNS
Publicidade

O município de Palmas, Sul do Paraná, apresentou projeto para construção de uma policlínica regional, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O prefeito municipal, Kosmos Nicolaou, estará em Brasília nesta quinta-feira (21) para discutir o projeto junto a representantes do governo.

Em entrevista à Rádio Club nesta quarta-feira (20), ele detalhou a proposta de instalação da estrutura de saúde, que deverá ser destinada também ao atendimento de outros municípios da região. Ouça no player abaixo:

Nas Policlínicas, podem ser oferecidas consultas clínicas com médicos de diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia. Também podem ser feitos exames gráficos e de imagem para fins diagnósticos como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma. As unidades fornecem, ainda, pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias.

Publicidade
Publicidade

O projeto apresentado prevê a construção de uma unidade de porte 1, para o atendimento de uma população de 200 mil pessoas. O investimento para a construção é de R$ 15,6 milhões, financiado totalmente pelo governo federal.

A ideia é que a unidade abranja, além de Palmas, municípios do Sudoeste e Sul do Paraná, e também do Oeste de Santa Catarina. A manutenção e o custeio da unidade serão realizados pelo município de Palmas em um sistema de rateio com os demais municípios que contratarem os serviços médicos.

Publicidade