Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Ponte do Abarracamento não está no planejamento do Governo

Geral

por redação

Publicidade

Em nota encaminhada ao RBJ na tarde de segunda-feira (23), a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) informou que não há qualquer convênio formalizado com os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, Sul do Paraná, para a realização de reformas ou reconstrução da ponte do Abarracamento. O assunto foi debatido em reunião entre representantes dos municípios e o Secretário da pasta, no mês de setembro.

Segundo a nota, equipes da secretaria estudam formas para que os municípios sejam incluídos no programa de pontes da SEIL. Nesse modelo, os municípios constroem as cabeceiras da ponte e o Estado fornece vigas de concreto , guarda-rodas e guarda-corpo, além de lajotas de concreto para a construção da travessia. Em função do fechamento fiscal deste ano, a secretaria pretende incluir a ponte do Abarracamento nos convênios a serem firmados no próximo ano.

[Grupo RBJ de Comunicação] Ponte do Abarracamento não está no planejamento do Governo — Enquanto os representantes seguem em reuniões,
Enquanto os representantes seguem em reuniões,

No mês de setembro, os prefeitos de Palmas, Hilário Andraschko (PDT), e de Coronel Domingos Soares, Valdir Vaz (PP), cumpriram agenda conjunta na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), apresentando uma série de reivindicações para melhorias de estradas e pontes que ligam os municípios, em especial, a ponte do Abarracamento.

Com mais de 40 anos, a ponte é uma via importante para o escoamento da produção agrícola dos dois municípios, além da necessidade de deslocamento de estudantes e população residente na região. Projetos e mais projetos já foram apresentados para a construção de uma nova ponte. No entanto, nada sai do papel e a situação só piora.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Ponte do Abarracamento não está no planejamento do Governo — a população tem que enfrentar a dura realidade.
a população tem que enfrentar a dura realidade.

No último dia 13, quando um caminhão realizava a travessia, parte da ponte não aguentou. Outro usuário da via tentou realizar a travessia, mas desistiu, por medo de o restante da ponte não suportar o peso de seu veículo.

Na reunião junto ao Secretário, José Richa Filho, os prefeitos manifestaram suas disposições para as contrapartidas municipais, mas, ficou apenas na conversa e a população segue esperando uma solução.

Publicidade