Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Plano pretende reconfigurar as matrizes econômicas de Palmas

PALMAS/ECONOMIA

CotidianoEconomia

por redação

Publicidade

Permitir uma reconfiguração das tradicionais e implantação de  novas  matrizes econômicas de Palmas, é a proposta do Plano de Desenvolvimento e de Inovação Tecnológica que está sendo articulado entre o Instituto Federal, SEBRAE e Prefeitura. As instituições  envolvidas vem trabalhando para definir os focos de atuação de forma mais precisa e elaborar um Plano Diretor de Desenvolvimento.

 Ao comentar sobre o trabalho durante entrevista ao programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM, a   diretora do campus do IFPR, Dra. Ivania Marini Piton, salientou que é missão da Instituição trabalhar e desenvolver os arranjos produtivos locais e regionais e com base nisso,  já foram definidos alguns focos de atuação no setor de novas tecnologias, como por exemplo, no campo das Energias Renováveis(eólica, hidrelétrica e bioenergética); bem como no segmento químico, onde os cursos de engenharia e agronomia já estão elaborando alguns projetos.

Junto aos setores tradicionais da economia local, como fruticultura, costura, madeira a proposta é organizá-los para permitir desencadear um processo  em  que as atividades possam ter valor agregado. “A matriz econômica precisa ser revista e necessitamos agregar valor às atividades existentes”, reforçou.

Publicidade
Publicidade

Conforme Dra. Ivania,  na proposta que está sendo articulada, a instituição terá a responsabilidade de disseminação dos conhecimentos, pesquisa e articulação junto aos órgãos do governo federal. A prefeitura garantirá a infraestrutura para o desenvolvimentos dos projetos e o SEBRAE, regional Sudoeste, prestará a assistência técnica de execução.

Salientou que o processo é extremamente complexo, mas que poderão trazer resultados importantes para Palmas. “ As coisas que estão sendo construídas apresentam perspectivas muito boas,  a médio prazo, de mexer um pouco na matriz econômica de Palmas” finalizou a diretora do Campus.

Publicidade