Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Plano de Desenvolvimento Regional será apresentado em Palmas

EconomiaGeral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Acontecerá no próximo dia 27, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Palmas, uma reunião de apresentação do Plano Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste, que foi lançado em Francisco Beltrão nesta semana para toda a região. O objetivo é apresentar às lideranças de Palmas  e do Movimento Palmas Desenvolvida as características socioeconômicas da Sub-região Planalto, que envolve, além de Palmas, Clevelândia, Cel. Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha.

O Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste (PDRI) vai debater o desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional do Sudoeste do Paraná. O objetivo é estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio. Uma das maiores preocupações é com relação ao emprego e renda regional.

No contexto, atendendo as características particulares, o sudoeste foi dividido em 5 sub-regiões, a partir da influência cultural, a direção dos fluxos financeiros, a movimentação financeira. A Sub-região Planalto, conta com uma população de 94.624 habitantes, abrangendo uma área de 5.395,445 Km² (IBGE).

A partir de agora, cada município terá uma comissão responsável pela detecção de novos e potenciais econômicos. O objetivo de médio prazo é  estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio.

Publicidade
Publicidade

Sub-região Planalto

Numa comparação entre os 5 municípios da Sub-região Planalto, Honório Serpa tem o melhor IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Humano). Numa escala de 0 a 1, o município detém o índice de 0,7033, seguido de Clevelândia (0,6915), Mangueirinha (0,6713), Palmas (0,6510) e Cel. Domingos Soares (0,6126). O IFDM tem como base números da saúde, educação e emprego e renda de cada cidade.

Já o Índice Firjan de Gestão Fiscal, que é calculado através da receita própria, dos gastos com pessoal, dos investimentos, da liquidez e das dívidas municipais, coloca o município de Cel. Domingos Soares em primeiro lugar na Sub-região Planalto, com o índice de 0,6246. Na sequência estão os municípios de Clevelândia (0,5725), Honório Serpa (0,5456), Palmas (0,5070) e Mangueirinha (0,3879).

Publicidade