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Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Pesquisa indica que 17 de 20 produtos da cesta de natal ficaram mais caros em 2022

Grupo de pesquisas da Unioeste analisou itens em sete supermercados de Francisco Beltrão

Economia

por Lucas Maciel

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Uma pesquisa realizada pelo Grupo de pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento (GPEAD) da Unioeste, campus de Francisco Beltrão indicou que 17 de 20 produtos geralmente presentes na cesta de natal ficaram mais caros em 2022 no comparativo com dezembro de 2021. O levantamento foi realizado por alunos do curso de Ciências Econômicas sob coordenação do professor José Maria Ramos.

A lista de produtos da ceia natalina é composta por produtos como: azeite de oliva, caixa de bombons, carnes congeladas, frutas em calda, frutas frescas, panetones, vinhos, espumantes e sidras.

O destaque vai para aumento de preços do quilograma das frutas frescas. O pêssego em dezembro de 2021 custava em média R$ 4,14 e em 2022 chegou a R$ 6,31 com a maior variação de preços entre os itens pesquisados (52,42%).

Os preços médios das frutas em calda apresentaram comportamento de alta e o preço médio do quilograma das carnes congeladas registrou valores maiores para o Peru e para o Chester. Em dezembro de 2021 o preço médio do quilo do Peru foi de R$ 24,28 e neste ano foi de R$ 29,67. Já o Chester teve alta de 26,15% com o valor chegando a R$ 29,57 em média.

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A lentilha de 500 gramas custava cerca de R$ 9,16 em dezembro de 2021 e em 2022 está custando em média R$ 11,93.

As quedas nos preços ficaram para a melancia (-11,96%), pernil congelado (-2,26%) e vinho (-8,90%).

Durante o levantamento foram pesquisados produtos que geralmente estão presentes nas cestas de natal com análise de preços em sete supermercados de Francisco Beltrão.

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