Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Pesquisa aponta para necessidade de atendimento psicológico para profissionais que atuam em casos de perda de bebês prematuros

Para reduzir esse impacto é necessário um espaço de escuta psicológica

Saúde

por Marcelo Marcos

fcpzzb_abr_2211198542
Bebes na UTI Neonatal do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). O hospotal realiza rodada de palestras com o tema “Prematuridade: o cuidado centrado na família”. O evento faz parte das comemorações do Novembro Roxo, mês do Dia Mundial da Prematuridade.
Publicidade

Quando as mulheres recebem a notícia de que serão mamães, começam os preparos médico e psicológico para os próximos nove meses. Um total aproximado de 40 semanas é necessário para o desenvolvimento completo da criança. No entanto, em alguns casos, fatores podem influenciar no nascimento precoce do bebê e esse fenômeno é conhecido como prematuridade. Mas quando ocorre a morte de um bebê, família e profissionais de saúde são afetados psicologicamente e um atendimento psicológico é necessário, conforme aponta uma pesquisa desenvolvida no Hospital Regional de Francisco Beltrão.

De acordo com a psicóloga do hospital Regional de Francisco Beltrão, Ângela Moraes, a  maior causa de internação de bebês na UTI Neonatal do Hospital é oriunda de prematuros, e segundo ela os casos te prematuridade tem crescido, mas devido ao avanço no atendimento a possibilidade de recuperação dos pequenos é maior.

Embora boa parte das crianças se salvem, infelizmente existem ocorrências de óbitos e é claro que o sentimento de perda da família é imensurável. Ângela promoveu a sua pesquisa de mestrado baseada na ocorrência de mortes de crianças na UTI Neo Natal e a influência disso sobre o psicológico dos profissionais de saúde.

Publicidade
Publicidade

A psicóloga destaca que essa situação de perda do bebê impacta não só os pais, mas os profissionais envolvidos e para reduzir esse impacto é necessário um espaço de escuta psicológica.

Publicidade
Publicidade