Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Perdas na colheita de soja em Marmeleiro fica em 1,46 sacas por hectare

AgriculturaGeral

por Evandro Artuzzi

SONY DSC
SONY DSC
Publicidade
O resultado foi apresentado pelo Departamento de Agricultura de Marmeleiro durante um almoço, na última sexta-feira, 20. O evento reuniu produtores de soja, o prefeito Jaimir Gomes (PSD), o vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), o Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, o técnico da Emater, Marcos Paloschi, o Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira, além de diretores municipais, e os vereadores Ernani Dalla Costa(PDT) e Lécio Barbacovi (PSC).
O prefeito, Jaimir Gomes, destacou a “importância do trabalho desenvolvido pela agricultura, as ações para que a cada ano o produtor tenha menos perdas, mais informações e consciência sobre todas as fases desde o plantio a colheita”.

Após a entrega de certificados, os agricultores participaram de um treinamento técnico de regulagem de colheitadeira com a equipe técnica da Taisa, representante de Pato Branco da New Holland.

[Grupo RBJ de Comunicação] Perdas na colheita de soja em Marmeleiro fica em 1,46 sacas por hectare — Produtores de soja tiveram, na oportunidade, um rápido curso para regulagem da colheitadeira. Foto de divulgação
Produtores de soja tiveram, na oportunidade, um rápido curso para regulagem da colheitadeira. Foto de divulgação
O agricultor Evandro Gowacki, trouxe a família para participar e considerou “importante o evento para que os produtores tenham o conhecimento do índice de perdas e também receba mais informações  sobre a regulagem correta do equipamento e possa evitar as perdas na colheita”.
O Alan Bavaresco também produz soja e considera que a apresentação dos resultados das perdas da colheita serve como conscientização ao produtor. “Muitas vezes  a gente leva mais em conta  o plantio e esquece dos detalhes da colheita e o lucro fica de lado por isso,  esse evento é uma forma de incentivar o agricultor  para ver de uma forma diferente a produção e perceber o que está perdendo e corrigir as falhas”, considerou o jovem agricultor.
A área de plantio no Município é cerca de 17 mil ha e este ano, o resultado da Avaliação de Perda da Colheita da Soja (2017/2018) revelou uma média um pouco superior ao ano passado, fechou em 1,46 sacas por ha. Ao todo participaram da seleção 28 máquinas. Ano passado, a perda média ficou em 1,37 sacas por ha.
Ou seja, com este cálculo estima-se que tenham ficado nas propriedades cerca de 25mil sacas de soja, o que pode chegar a R$1 milhão e 800 mil. “A Embrapa recomenda 1 saca por hectare, precisamos  trabalhar para diminui  ainda mais essa perda; sabemos  que alguns ficaram a baixo mas, muitos  ultrapassaram o índice  e nossa intenção é  intensificar os treinamentos, informações e continuarmos com as ações para evitar perdas na colheita já que, o índice revela um dinheiro perdido que poderia estar gerando riquezas”, avaliou o Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio

Desde a edição em 2017  o evento deixou de ser um concurso no município  e passou a ser uma avaliação. O representante da Emater  em Marmeleiro, Marcos Paloschi, lembrou que essa é a 8ª edição do Perdas na Colheita  e  que este ano o índice em Marmeleiro ficou bem alto e atribuiu  o motivo a dois pontos importantes. “Um deles pode ter sido a escolha da variedade de soja, com porte mais baixo e debulha espontânea, o que facilitaria a perda dos grãos;  e outro fator foi o clima. Houve um período muito chuvoso na colheita e muitos agricultores podem ter acelerado a colheita e  a máquina não dá conta de fazer a  triagem completa e isso gera perda”, explicou Marcos.

E insistiu para que os agricultores fiquem cada vez mais informados e conscientes para os cuidados na hora da colheita para que na próxima safra os números fiquem em índices mais baixos.
Publicidade