Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são apreendidos em Francisco Beltrão

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

A Polícia Ambiental de Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, apreendeu entre sábado (11) e segunda-feira (13), 18 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro. As apreensões aconteceram em residências localizadas no Bairro Jardim Virginia e numa empresa situada no Luther King, em Francisco Beltrão. As aves apreendidas são das espécies Canário da Terra, Trinca-ferro, Pintassilgo, Coleirinha e Azulão.

Quatro pessoas, responsáveis pelos pássaros, foram autuadas em um Termo Circunstanciado de Infração Penal e vão responder por crime ambiental, além de pagar uma multa que varia entre R$ 500,00 e R$ 5 mil por cada pássaro apreendido, dependendo da espécie.

O Canário da Terra, por exemplo, tem a multa mais elevada, isso por que apesar de ser visto em grande quantidade na região, faz parte da lista dos pássaros ameaçados de extinção. A espécie é rara nas demais regiões do Estado. As aves apreendidas foram levadas até uma área de vegetação e libertadas para voltar a seu habitat natural.

A Polícia Ambiental alerta a população que a fiscalização terá continuidade e todas as denúncias recebidas estão sendo averiguadas, portanto, quem for flagrado mantendo pássaros ou qualquer outra espécie silvestre em cativeiro, sem autorização, será responsabilizado conforme prevê a lei 9.605/2008, que trata dos crimes ambientais.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade