Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Paróquia São Pedro Apóstolo celebra seu Padroeiro

Dom Edgar Xavier Ertl presidiu a celebração eucarística.

GeralReligião

por Luiz Carlos

200
Publicidade

 

Desde o início do mês aconteceram os festejos e também a Novena em honra ao santo que culminou na grande celebração da Solenidade no dia de São Pedro Apóstolo, 29 de junho.

[Grupo RBJ de Comunicação] Paróquia São Pedro Apóstolo celebra seu Padroeiro

Em cada dia da novena, um traço da vida de São Pedro foi destacado por 9 pregadores que piedosamente celebraram. Começando com o pároco Frei Evandro Balestrin, e, depois, Frei Alisson Zanetti, Frei Délcio Lorenzetti, Frei Gilson Kammer, Frei Gabriel Alves, Frei Alan Maia, Frei Junior Mendes, Frei Olivo Marafon e, o último pregador, Frei Alex Ciarnoski, junto com eles as pastorais, movimentos e comunidades se fizeram presentes e prestaram sua homenagem ao Padroeiro.

No dia de São Pedro, uma programação especial foi preparada para essa solenidade do Padroeiro da Paróquia e do município de Pato Branco. Iniciando com a carreata pelas ruas da cidade levando a imagem do Santo e de cada Padroeiro das comunidades da Paróquia, foi seguida pela celebração da missa presidida por Dom Edgar Xavier Ertl, bispo da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão e finalizada com os festejos com comes, bebes e diversão que reuniram milhares de pessoas e voluntários.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Paróquia São Pedro Apóstolo celebra seu Padroeiro

Durante a celebração, Dom Edgar destacou dois aspectos da vida de São Pedro: o lado apostólico e seu nome. “Podemos dar muitos adjetivos a Pedro que são fundamentais para nossa Igreja. Primeiro, ele é um apóstolo, foi chamado e enviado. Segundo, rocha, a figura de Pedro leva às origens do Cristianismo, ele encontra Jesus de Nazaré, é chamado e decide seguir ele todas as etapas de sua vida”.

“Pedro foi perseguido e desejado a morte, morreu por causa de Cristo, entregou-se, isto é, fidelidade e perseverança. Então, devemos também o nosso compromisso com Jesus Cristo, dizendo ‘Senhor não me permita que a minha vida cristã seja uma vida medíocre, minúscula, sem sabor, sem sentido, não me permita que eu fique nas águas rasas, na superficialidade; Senhor em atenção às tuas palavras eu me lançarei para buscar outros peixes na profundidade, coexistência do teu Evangelho, na Igreja dos teus sacramentos. Irmãos e irmãs, que a nossa fé seja firme, convicta assim como fora a fé de Pedro”, concluiu Dom Edgar.

Ao final da celebração foi feito um agradecimento especial aos inúmeros voluntários que doaram sua vida e o seu tempo de festejos. Frei Evandro ainda ressaltou a dinâmica da rede que está em sintonia com o tema da Festa: “Pela tua Palavra lançarei as redes. Cada pastoral, movimento e comunidade foi representada por um peixe colocado na rede. Agradeço aos voluntários, coordenadores e a todos os que se dedicaram a essa festa.

Dom Edgar, concluindo, antes da bênção, reforçou a necessidade de rezar e lançar as redes por novas vocações, na busca de uma fé autêntica, inspirada por São Pedro e pelos apóstolos.

Publicidade
Publicidade

Por: Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso

Enviado por Cristiel Balbinot – Pascom

[Grupo RBJ de Comunicação] Paróquia São Pedro Apóstolo celebra seu Padroeiro
Publicidade