Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de maio de 2024
Rádios

Paraná segue entre os estados que mais desmatam

Atlas da Mata Atlântica informa que foram 2.883 hectares de corte ilegal em 2022.

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

whatsapp-image-2023-03-22-at-15.14.44
Foto: Reprodução/Ibama
Publicidade

O Paraná é o terceiro estado do país que mais derruba florestas nativas, de acordo com o novo atlas divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional Pesquisa Espacial (INPE). Municípios da região de Palmas, como Reserva do Iguaçu e Pinhão, foram as que tiveram os maiores registros de desmatamento em 2022.

Segundo o levantamento, foram 2.883 hectares de corte ilegal em 2022, deixando o Paraná atrás de Minas Gerais e Bahia. Segundo o levantamento, o Paraná registrou uma queda de 13% em áreas desmatadas em comparação ao ano de 2021. Mesmo com a queda, o desmatamento continua preocupando as autoridades, que intensificam a fiscalização para combater o problema.

Palmas, que outrora figurava entre os municípios com maiores registros de desmatamento, fechou 2022 com quatro hectares de mata nativa derrubada irregularmente, segundo a Fundação SOS.

Um dos objetivos do estudo anual é que os municípios, inseridos nos limites da Lei da Mata Atlântica, possam organizar estratégias para conscientizar a população e realizar políticas para o monitoramento da vegetação natural.

Publicidade